
Disputamos corrida desde que o mundo é mundo, então sabíamos o que ia acontecer quando inventaram o carro. Hoje descobrimos como eram as primeiras corridas e o que aconteceu quando alguém decidiu fazer uma que ia de Pequim a Paris, sem estradas adequadas e com carros frágeis e antiquados. Também discutimos como a percepção do piloto de corridas mudou ao longo do tempo, dos engenheiros aos profissionais do século 21.
Este é mais um episódio do Escuta Essa, podcast semanal em que Denis e Danilo trocam histórias de cair o queixo e de explodir os miolos. Todas as quartas-feiras, no seu agregador de podcasts favorito, é a vez de um contar um causo para o outro.
Não deixe de enviar os episódios para aquela pessoa com quem você também gosta de compartilhar histórias e aproveite para mandar seus comentários e perguntas no Spotify, nas redes sociais, ou no e-mail escutaessa@aded.studio. A gente sempre lê mensagens no final de cada episódio!
…
NESTE EPISÓDIO
-A fantástica história da corrida Pequim-Paris foi contada com detalhes no livro “The Race to the Future”, de Kassia St. Clair.
-O caso da corrida entre nobres russos e germânicos apostando corridas de carro dias antes do início da Primeira Guerra Mundial é contado no livro “The Last Motor Race of the Tsarist Russian Empire”, do estoniano Rene Levoll.
-Outros detalhes do início da história dos automóveis é detalhada no livro “Story of the Automobile”, de H.L. Barber, publicado em 1917.
-A percepção pública da morte dos pilotos foi estudada na tese “Racing heroes and grieving widows: A study of the representation of death in motorsport”, de Jean-Simon Demers na Universidade de Ottawa.
-A história de Niki Lauda e sua disputa pelo título da Fórmula 1 contra James Hunt, um representante da visão romântica do piloto de corridas, é muito bem contada no filme Rush, de 2013.
…
AD&D STUDIO
A AD&D produz podcasts e vídeos que divertem e respeitam sua inteligência! Acompanhe todos os episódios em aded.studio para não perder nenhuma novidade.