
Em memória da memória, hoje sentamo-nos com Ariana Furtado.
Ariana Furtado nasceu em Cabo Verde em 1976 tendo vindo viver para Portugal com os seus pais era ainda bebé. Cresceu negra, filha de cabo-verdianos, no Portugal do final dos anos setenta e oitenta, filha de pai polícia, que tinha estado na guerra colonial em Angola. A sua biografia e a da sua família, ascendentes e descendentes, acabou por ocupar um lugar no trabalho pedagógico e social que faz. Sobretudo na área da educação, vocação maior e plenamente cumprida. Professora do 1.º ciclo do ensino básico, tradutora de livros infantis e coautora do projeto “Com a mala na mão contra a discriminação”, Ariana contou-nos neste encontro um pouco mais dessas suas mil faces.
Encontrámo-nos nas instalações do CES-Lisboa numa manhã de meados de março de 2023, acompanhada da sua filha Madalena. Foi com ela que regressou pela primeira vez a Cabo Verde. Sobre isso e muito mais falar-nos-á hoje no Em Memória da Memória, um podcast do projeto MAPS.
A realização é de Inês Nascimento Rodrigues, a edição de som de José Gomes e a imagem gráfica de Márcio de Carvalho. Indicativo: voz de Rui Cruzeiro e música original da autoria de XEXA.
Algumas sugestões de leitura: