
No mercado há 33 anos e com mais 2 terabyte de informações dos clientes, a Seguros Unimed tem investido no uso de ferramentas para impulsionar análises e garantir a melhor experiência para os clientes. O mais recente passo nessa jornada foi a parceria com a AWS para processar e disponibilizar dados a partir de um data lakehouse, utilizado pelas áreas para inovar em diferentes frentes.
Ao lidar com dados em cinco áreas de negócios - Saúde, Vida, Odontologia, Previdência (aberta e fechada) e Ramos Elementares (com seguros patrimoniais e de responsabilidade civil médica), a Seguros Unimed identificou a necessidade de melhorar a gestão de seus recursos e se adequar às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a partir do uso de tecnologia de ponta, associada a ferramentas open source, conhecidas pelos custos mais atrativos.
A partir do projeto, a empresa passou a usar dados de maneira mais centralizada e padronizada, diminuindo os custos – um dos principais objetivos do projeto –, obtendo todos os outros ganhos possíveis e mantendo em conformidade com a LGPD, configurando uma significativa melhoria na governança.
“O projeto nos abriu portas para contar, por exemplo, com uma precificação mais inteligente e sob medida para o beneficiário para que o cliente se sinta com o seguro certo para ele”, explica o diretor-executivo de mercado e tecnologia da Seguros Unimed, Wilson Leal.
No podcast 'E agora, TI?', o primeiro da temporada de 2023, Leal revela detalhes do projeto, bem como cifras de redução de custos e melhorias para os clientes.