
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é a condição de saúde mais buscada nas redes sociais. Entre desinformação, banalização e romantização do TDAH e do Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), somente 20% do conteúdo no TikTok traz, de fato, informações e verdadeiras e úteis.
As redes sociais preencheram um vácuo de representatividade deixado pelo cinema e séries de TV. Uma exceção à regra é o vencedor do Prêmio do Jury de 2014 em Cannes, “Mommy” (ou “Mamã, no catálogo da Amazon Prime). Escrito e dirigido por Xavier Dolan, o filme retrata, de maneira crua e bela, os desafios de criar um filho com TDAH e TOD. As vidas de uma mãe, seu filho e sua vizinha cruzam-se, equilibrando-se entre amor, dor e esperança.
Afinal, TDAH é um mero traço de personalidade? O que difere um adolescente neurotípico de um com TDAH? Toda pessoa com TDAH tem TOD? Como evitar que o TOD evolua para um transtorno de conduta? Como os personagens de Steve e Die podem contribuir para uma compreensão mais empática e realista de jovens com essas condições e suas mães?
Dicas do episódio:
Links: