
Neste episódio, conversamos com Renata Simões (@renatasim), jornalista, diretora, repórter e escritora da coluna “Dentro do Espectro” no Estadão, sobre masking no trabalho: os comportamentos de pessoas neurodivergentes para esconder ou camuflar sua condição em interações sociais.
Sucesso de público e crítica, o drama sulcoreano “Uma advogada extraordinária”, lançado pela Netflix em 2022, acompanha os casos incomuns do escritório de advocacia Hanbada, onde trabalha a jovem advogada autista Woo Young Woo. Além de abordar temas polêmicos como corrupção, consentimento, privacidade e suicídio, a série retrata de forma leve e descontraída o processo de adaptação da advogada às dinâmicas sociais na empresa.
O que são scripts para pessoas autistas? Como neurodivergentes lidam com as demandas sociais de um ambiente de trabalho desenhado para pessoas neurotípicas? Quais estratégias desenvolvem para se adaptarem e prevenir sobrecarga sensorial? Quais são os custos da camuflagem? Quais características do TEA e do TDAH impõe desafios na gestão da imagem profissional? É possível ter uma carreira feliz e saudável sendo quem você é?
Dicas do episódio:
Links:
Produzido por Eduardo Estellita e Pedro Schenk
Editado por Pedro Schenk