All content for Diário Mágicko is the property of Rodrigo Vignoli and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
DM #97 – As Bruxas da Tessália – com Tear das Feiticeiras
Diário Mágicko
1 hour 18 minutes 25 seconds
3 months ago
DM #97 – As Bruxas da Tessália – com Tear das Feiticeiras
Aí sim!
Entre o Monte Olimpo e o Monte Oeta se estende uma planície que é referida na Odisséia como Aeolus. Esse é um nome alternativo para a região da Tessália, também chamada de "o celeiro da Grécia" por ser uma terra muito fértil e com estações muito bem definidas. Essa região ganhou certa fama na literatura por ser retratada como "o refúgio das bruxas", descrevendo-se o local como repleto de bordéis, drogas e venenos, e permeado de histórias de feitiçaria.
A literatura, claro, serve a uma agenda política do período. E as mulheres da Tessália sofrem da difamação que as tornam criaturas abomináveis e marginalizadas. Elas são tornadas "bruxas", e perdem seu prestígio e sua humanidade. Essa é uma marca que se repete recorrentemente na história da humanidade.
Mas há algo muito relevante acerca da Tessália: é nessa região que surge o culto de Enódia, uma deusa das encruzilhadas, que está relacionada a cemitérios, é descrita carregando tochas e é acompanhada de um cachorro. Essas são algumas de suas características que, sim, lembram muito a Hekate. E, embora elas sejam divindades diferentes, em alguns cultos as suas qualidades são incorporadas à figura de Hekate - que se torna uma inteligência maior abarcando propriedades de várias outras deusas menores.
É importante dizer que essas "bruxas" são pessoas comuns, como você e eu. Mas, mais do que isso, elas também são ancestrais da arte. E nesse episódio conheceremos um pouco mais de suas histórias.