Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
History
Fiction
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts114/v4/46/82/43/468243f1-050c-23af-421b-ebcc3e27ea50/mza_943920716748049422.jpg/600x600bb.jpg
Diálogos em Sociologia Clínica
Diálogos em Sociologia Clínica
3 episodes
1 day ago
Conversamos sobre Sociologia Clínica
Show more...
Education
RSS
All content for Diálogos em Sociologia Clínica is the property of Diálogos em Sociologia Clínica and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Conversamos sobre Sociologia Clínica
Show more...
Education
https://d3t3ozftmdmh3i.cloudfront.net/production/podcast_uploaded/6211557/6211557-1606659657622-fe157cce9184d.jpg
Ep. 1 - Iniciando uma conversa
Diálogos em Sociologia Clínica
1 hour 19 minutes 10 seconds
4 years ago
Ep. 1 - Iniciando uma conversa

Neste episódio entrevistamos duas especialistas em Sociologia Clínica, a socióloga Christiane Girard e a psicossocióloga Teresa Carreteiro. Elas discorrem sobre essa abordagem e suas origens.

Entrevistadores: Carolina Lima e Natalino Souza

Sociologia clínica. As duas palavras que compõem esse termo nos fazem pensar.

Sabemos que a sociologia é uma disciplina que se desenvolve a partir de mudanças desencadeadas e vivenciadas em período que a historiografia convencionou chamar de moderno. Fenômenos como a racionalização e a secularização do tecido social, a ascensão do capitalismo como modo de organizar a produção material e as relações de produção, os processos de industrialização e urbanização das sociedades europeias, os processos migratórios para as Américas e a emergência da “questão social” com as revoluções de 1848 na França, são alguns dos elementos que ajudam a situar a formação e estabelecimento da disciplina no campo científico contemporâneo.

Desde Auguste Comte, com seu curso de filosofia positiva, passando pelas diversas vertentes do marxismo, da sociologia compreensiva, do estrutural-funcionalismo, do interacionismo-simbólico, até às teorias da prática e tantas outras, a sociologia busca interpretar a estrutura e a mudança social, assim como a interação dos indivíduos com tais instâncias, com as diversas formas de organização social e entre si.

A etimologia da palavra clínica, por sua vez, nos informa sua origem na língua grega antiga. Klinikos significa “leito, cama, aquilo sobre o qual se deita”. A prática da clínica, mais comumente relacionada entre nós à atividade médica, ao acompanhamento junto ao leito de pacientes de seu padecimento e a busca pela cura para sua doença e sofrimento, na contemporaneidade extrapola os consultórios médicos, encontra a psicologia, a psicanálise e, finalmente, a sociologia. Mas o que esse encontro significa?

Diálogos em Sociologia Clínica
Conversamos sobre Sociologia Clínica