
O ambiente em que as empresas operam tem se caracterizado por grandes transformações e pela intensificação da concorrência. Esse clima de grande instabilidade exige que os empreendedores e lideranças das empresas aumentem seus esforços para mantê-las em posições sustentáveis no mercado.
O cérebro humano não consegue funcionar se não vemos um objetivo lá na frente Planejar é essencial para natureza humana.
O diagnóstico empresarial e um plano de ação periódico tem como um dos seus principais objetivos definir uma direção para a empresa para que ela venha alcançar no curto prazo (por ex: 12 meses) melhorias sucessivas de desempenho e de resultados financeiros, aumentando sua lucratividade e participação no mercado.
Contempla uma análise do presente com o objetivo de identificar como a empresa está e traça os caminhos que a empresa precisará percorrer para alcançar seus objetivos no prazo de 12 meses.
Sem um bom plano de ações e navegando em um ambiente de negócios em grande transformação e altamente competitivo, a sobrevivência de uma empresa estará seriamente ameaçada.
7 razões para fazer um diagnóstico empresarial e um plano de ação periódicos:
1. Dar a direção para o negócio, alocando os recursos financeiros e humanos de uma maneira mais inteligente e assertiva.
2. Economizar dinheiro, tempo e esforço em função de decisões coerentes com os objetivos traçados.
3. Conhecer as forças e fraquezas do negócio.
4. Estar mais preparado para enfrentar eventuais ameaças externas e aproveitar melhor as oportunidades que surgem no mercado.
5. Ter metas quantitativas e indicadores de desempenho, que devem assegurar que as ações estão no caminho certo.
6. Maior integração e engajamento por parte dos colaboradores na execução do plano de ação.
7. Conquistar e garantir mais participação em seu mercado de atuação, com crescimento das vendas com mais lucratividade.