
Perfeccionismo, você já ouviu falar sobre esse tema?
O perfeccionismo é uma característica psicológica de alguém que busca encontrar a perfeição em várias áreas da vida. Para alcançar esse objetivo, o perfeccionista estabelece altos padrões de comportamento, não se permite errar, se torna alguém muito exigente.
Só que perfeccionismo e perfeição são coisas completamente diferentes. O perfeccionismo é obra de nossas mãos, já a perfeição, obra exclusiva de Deus.
Vamos ler o salmo 17, no verso 3 e entender melhor isso: "Sondas o meu coração, de noite me visitas, provas-me no fogo e não encontras em mim nenhuma iniquidade; a minha boca não transgride."
Seu coração e sua boca não praticam transgressão. Percebeu o que ele escreveu? Só há um jeito de ser assim: quando o coração é transformado por Deus.
Não errar não tem a ver com uma visão perfeccionista da vida, mas uma submissão completa aos valores da Palavra de Deus. Não é obra de alguém a não ser de Deus.
O perfeccionismo vai levar você a um adoecimento. Você nunca vai alcançar perfeição sendo exigente, rigoroso, se cobrando muito. Mas em Cristo a perfeição não é apenas um alvo, mas uma realidade, porque é obra de Deus.