Chegando para compartilhar mais uma edição concluída com sucesso do podcast AtentadUs. O AtentadUs é uma mídia independente e auto-gerida pelos estudantes da escola com o propósito de ir ao encalço dos estudantes que sintam a necessidade de dar visibilidade às suas produções e ações no âmbito da arte e cultura. Nesta edição, recebemos uma dupla muito amável, estamos nos referindo aos estudantes Beatriz Santana e Manuela Teles, ambas estudantes do sétimo ano do ensino Fundamental, que estiveram gentilmente contribuindo com mais essa edição. As meninas narraram os seus talentos culinários e dividiram conosco muitas informações sobre a arte da gastronomia.
Passando para disseminar mais uma memória fundamental do underground de Mogi Guaçu e Mogi Mirim. Nessa vigésima terceira edição recebemos nossa querida Natália Crowley. A nossa entrevistada nos contemplou com uma ebulição de histórias e vivências em relação à música subterrânea, sobretudo da guaçuana. Nathy mencionou a sua profunda dedicação à prática punk no cotidiano que vai muito além da música. Além disso, narrou todas as suas experiências com a música independente e participação em bandas como Manga Rosa, Kuru e , atualmente, membro da banda anarco punk Grotesque. Outra questão relatada durante essa empolgante entrevista foi o de seu envolvimento com a organização de eventos que mistura e conecta diversas linguagens artísticas e não somente o punk. Um dos eventos criados por Natália está o Karajá Fest.
Boletim - Casa Virada, informativo sobre medidas socioeducativas a partir de um olhar anarquista e abolicionista penal
Relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) sobre as unidades de privação de liberdade do Mato Grosso do Sul (MS). Falta de funcionários nos Centros de Atendimento Socioeducativo de Santa Catarina.
Boletim - Casa Virada, informativo sobre medidas socioeducativas a partir de um olhar anarquista e abolicionista penal
Meio Aberto em Araguari, assédio sexual em Sobral, armas na semiliberdade do Distrito Federal e projeto de lei.
Escola Estadual Prof. Eurico FigueiredoJaçanã, zona norte de São Paulo ( SP )
Passando e pedindo licença para compartilhar a edição 05 do podcast AtentadUs realizar nas dependências da unidade escolar E.E. Prof. Eurico Figueiredo. Dessa vez, recebemos a querida aluna do Sétimo ano do Ensino Fundamental para contar toda a sua apaixonada e efervescente relação com o futebol feminino. A nossa ilustre convidada discorreu sobre um emaranhado de questões envolvendo o futebol feminino.
Boletim - Casa Virada, informativo sobre medidas socioeducativas a partir de um olhar anarquista e abolicionista penal
Painel informativo do sistema socioeducativo é lançado no Rio Grande do Norte; CNJ publica relatório sobre os programas de Pós-Medida no país; Assembleia Legislativa de MG promove visitas de fiscalização às escolas que ficam dentro de centros socioeducativos do estado. Denúncias são feitas por alunos e professores; Início de greve dos servidores da Fundase, no Rio Grande do Norte; Denúncias em seis centros do Ceará são apresentadas pela procuradora geral de justiça.
Gravações realizadas durante a Oficina Livre de Podcast tocada pelo Desobediência Sonora no Centro para a Juventude São Francisco, no Parque São Rafael, no dia 12 de setembro. de 2025.
Boletim - Casa Virada, informativo sobre medidas socioeducativas a partir de um olhar anarquista e abolicionista penal
Indenização em Pernambuco, abuso sexual em Uberaba, problemas estruturais na unidade de Caraguatatuba, afastamento de agentes no Rio de Janeiro, fogo na unidade de Taguatinga, extinção da Delegacia de Segurança e Proteção ao Menor no Piauí, privatização em Minas Gerais, recomendação de desativação em unidade do Distrito Federal e morte em São Carlos.
Segundo semestre de 2025
Escola Estadual Prof. Eurico Figueiredo
Jaçanã, zona norte de São Paulo (SP)
Dessa vez, recebemos com imenso prazer a nossa combatente poetisa que compartilhou com a nossa audiência a sua dedicação aos poemas e poesias. Com um olhar aguçado e provedor de pensamentos críticos, Gabi, produz escritos ácidos e repletos de contestação social. Observando o cotidiano desigual e violento da cidade, a jovem estudante captura elementos para compor a sua obra artística. Bem, essas e muitas outras histórias foram narradas pela nossa querida entrevistada.
15 de maio de 2025
E.E. Prof. Eurico Figueiredo
Jaçanã, zona norte de São Paulo SP.
Prosseguimos com o nosso desejo de ir ao encontro das potencialidades e criatividades dos estudantes da escola. Nessa quinta edição do podcast AtentadUs, tivemos o imenso prazer em receber dois praticantes do karatê. Maria Eduarda ( Duda) e João Vitor compartilharam conosco as suas respectivas vivências com essa luta/arte milenar. Foi muito prazeroso ouvi-los.
Boletim - Casa Virada, informativo sobre medidas socioeducativas a partir de um olhar anarquista e abolicionista penal
Servidor afastado no DEGASE por agredir adolescentes; mais notícias sobre o Rio Grande do Norte; fuga no rio de janeiro; rebelião na Vila Maria, em SP; e novo PL sobre aumento do tempo de internação avança no Senado
08 de maio de 2025
E E. Prof. Eurico Figueiredo
Jaçanã, zona norte de São Paulo (SP)
Chegamos a mais uma edição concluída do podcast AtentadUs. Dessa vez, a nossa convidada foi a estudante da sétima série do ensino fundamental, Luna Onorio, que compartilhou conosco o seu envolvimento com a música. Luna, narrou que a sua relação com a música se deve enormemente ao seu pai que, também, é músico. A jovem mencionou a importância da música como uma ferramenta estimuladora do desenvolvimento intelectual e de bem estar emocional que essa arte propicia as pessoas. Além disso, Luna fez com que essa edição do podcast se tornasse mais vibrante quando trouxe o seu violão e realizou algumas canções para o nossos ouvintes.
Boletim - Casa Virada, informativo semanal sobre medidas socioeducativas a partir de um olhar anarquista e abolicionista penalMorte e violações de direitos no Rio Grande do Norte. Denúncias no Ceará.
29 de abril de 2025
Escola Estadual Prof. Eurico Figueiredo
Jaçanã, zona norte de São Paulo (SP)
Nesta edição tivemos a grande alegria de receber a estudante do 8°A do Ensino Fundamental, Nicolly Muniz, que compartilhou conosco o processo de criação e construção do livro que a jovem está escrevendo.
Gravações realizadas durante a Oficina Livre de Podcast tocada pelo Desobediência Sonora no Centro para a Juventude Anhanguera, no Morro Doce no dia 10 de julho de 2025.
Boletim - Casa Virada, informativo semanal sobre medidas socioeducativas a partir de um olhar anarquista e abolicionista penal
Justiça determina indenização do Estado por adolescente morto dentro de uma unidade em Marabá (Pará). O valor estipulado é menos da metade do que pediu a defesa da família. Governo do Estado do RJ anuncia a construção de oito novas unidades do DEGASE.
Gravações realizadas durante a Oficina Livre de Podcast tocada pelo Desobediência Sonora no Centro para a Juventude de Perus, no dia 8 de julho de 2025.
4 de abril de 2025
Escola Estadual Prof. Eurico Figueiredo
Jaçanã, zona norte de SP
Chegando para compartilhar mais alguns AtentadUs na escola Eurico Figueiredo. Dessa vez, o podcast AtentadUs realizou uma prazerosa entrevista com um grupo de jovens estudantes e jogadores de basquete da escola. Foi com imensa honra que recebemos os atentadus Vanderson e Kelvin do 9 ano do ensino fundamental e, também, o Kauê, estudante do segundo ano do ensino médio. A molecada narrou diversas curiosidades sobre a história pessoal de cada um com o basquete. Além disso, compartilharam vivências, desejos e objetivos através do esporte.
Nesta edição trazemos gravações feitas durante a Oficina Livre de Podcast realizada na Escola Estadual Professor Sérgio da Costa, na Associação Sobradinho, região do Jardim Fontalis - extremo norte da cidade de São Paulo, no dia 30 de junho de 2025.
21 de março de 2025
Escola PEI Prof. Eurico Figueiredo
Jaçanã, zona norte de São Paulo (SP)
É com enorme satisfação que apresentamos o surgimento de uma mídia independente e autônoma construída pelos estudantes da escola Prof. Eurico Figueiredo. O podcast AtentadUs tem como propósito mapear, documentar e dar visibilidade às potencialidades presentes em nossa juventude escolar. Muitas vezes, todo o potencial criativo dos estudantes acaba sendo inviabilizado por questões burocráticas presentes no sistema de ensino estabelecido. O podcast AtentadUs nasce com esse propósito de rompimento com essa realidade opaca. É necessário sermos AtentadUs no sentido de expor e expressarmos toda nossa efervescência criativa. Nesse primeiro episódio do podcast, tivemos a honra de receber o estudante do sétimo ano do ensino fundamental, Henrique, para compartilhar conosco todo o seu conhecimento e vivência em relação ao universo dos dinossauros.