
Rita Piçarra, ex-diretora financeira da Microsoft, reformou-se aos 44 anos, confessou numa entrevista em agosto de 2023 ao podcast do Expresso o CEO é o limite. As suas palavras suscitaram inúmeras críticas, mas tornou-se também uma enorme inspiração. A verdade é que a Rita não deixou de produzir, simplesmente deixou de ter um trabalho comum, com horários, regras e premissas. Para isso, planeou meticulosamente, desde os 20 e poucos anos, a carreira de forma a não depender do emprego para sobreviver.
Trabalhou intensamente nos primeiros anos, poupou e investiu o mais possível, com o objetivo de “ter uma vida além da carreira. Viver a vida”, algo que os pais não tiveram oportunidade de fazer por terem falecido quando tinham pouco mais de 50 anos.
A decisão da antiga responsável do departamento da Microsoft enquadra-se no chamado “FIRE movement” de Financial Independence, Retire Early (independência financeira, reformar-se cedo, em português).
Uma conversa extremamente inspiradora que nos faz acreditar que, se quisermos muito, podemos ser tudo aquilo que quisermos.
Se gostaram deste episódio comentem, metam like, partilhem, digam-me a vossa opinião, todos os contributos são importantes para o projeto. Sigam a Rita Piçarra nas suas redes sociais: / Rita Picarra (@rita_picarra) • fotos e vídeos do Instagram O Podcast: DESCOMPLICAR 🎬🎙️ (@podcast_descomplicar) • fotos e vídeos do Instagram As minhas redes sociais: Ana Teresa Santos 🦋 (@anateresasantos_) • fotos e vídeos do Instagram Deixo um agradecimento especial ao estúdio Roda dos Sons, onde o podcast foi gravado: / rodadossons Agradeço também à Biscoiteira, uma fábrica centenária de Linda-a-Velha, que fez questão de oferecer a cada convidado um combinado. / / abiscoiteira_portugal