
O QUE EU VI, EXPERIMENTEI E VIVI NESSES 20 ANOS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
Bom, eu comecei minha caminhada nessa área lá em 1996, então com 16 anos de idade, quando entrei no curso de Técnico de Segurança do Trabalho, totalmente por acaso, na verdade eu só queria fugir do extinto “científico” e do curso de “técnico de enfermagem”, minhas outras únicas possibilidades.
Conclui o curso com louvor, ali tive meu primeiro contato com o direito administrativo – despertava naquela época uma paixão por Direito que será minha 2ª graduação, que pretendo iniciar ainda este ano (2021) – só que eu iria me tocar disso, apenas em 2012. Tudo bem, né!
Em 1997 fiz meu estágio como Técnico de Segurança do Trabalho, misericórdia gente! Era um tal de ter que ficar circulando o galpão da produção a fim de vigiar os operadores de prensas para que não colocassem as mãos onde não deviam, que meu Deus do céu. Foi uma experiência terrível, /ter.rí.vel/; entrei sem experiência alguma na área, saí do mesmo jeito, só que extremamente revoltado e decepcionado.
No ano 2000 tive minha primeira oportunidade como Técnico de Segurança do Trabalho. Foi em uma empresa com o SESMT constituído, aí pensei: “poxa vida, agora vai”. Doce ilusão, pois não foi nada; lá as ordens eram muito claras: “oh equipe da segurança, nós mandamos, vocês obedecem e não pedem nada porque não vai rolar; vocês estão aqui por exigência do contrato, só por isso e ponto final”.
Graças a Deus eu sempre gostei de estudar, e, claro, continuei fazendo meus cursos: CIPA, oratória, português, informática, inglês, dentre outros. E isso fez toda a diferença.
Em 2004 tudo começou a mudar, entrei em uma consultoria de segurança e medicina do trabalho estudei mais, estudei muito, tive oportunidades e sai em 2019 para abrir minha própria clínica ocupacional com outros sócios. A sociedade não vingou, e como não temo desafios, deixei a clínica com meus antigos sócios e segui carreira solo. Comecei a atuar, informalmente como consultor para outras clínicas de medicina do trabalho, e opa: “me encontrei, gostei do negócio”.
Hoje sou o Jorge da D’Castro Consultoria de Gestão para Clínicas de Segurança e Medicina do Trabalho, um cara que luta muito, que está longe, bem longe de onde quer e sabe que pode chegar, mas que sonha e age, batalha e não tem medo de trabalho, desafios, aventuras, seres humanos complicados que puxam tapetes, tampouco de assumir responsabilidades.
Claro que resumi muito né gente; dispensei certas histórias, aquelas que não valem a pena, porém, algo mais precisa ser dito.
Nessas andanças tive o prazer de conhecer muitos profissionais extremamente competentes, muita gente boa, e, claro, eu, você, todos nós nos deparamos também, com aquelas peças complicadas né, não tem como fugir. Uma dessas peças complicadas, certa vez me disse: “Jorge você se importa demais com o que é certo ou errado”. Graças a Deus, pensei! Já ouvi, e sei que muitos de vocês também, que “clínicas de medicina do trabalho são todas iguais”. Não são gente, definitivamente, elas não são iguais, eu garanto.
Já vi e vivi bastante coisa e como valeu a pena eu faria tudo de novo. Hoje, enquanto um consultor de sucesso que sou, graças a Deus, posso lhe garantir que se você quer que sua clínica de Medicina do Trabalho tenha resultados eu sou a pessoa certa, eu posso lhe ajudar.
Até logo!
Jorge de Castro