
O mundo dos insetos é predominante entre todas as espécies sobre a face da terra. E quem domina esse vasto e estranho mundo formado por pequenos seres, são as formigas.
Pertencem à ordem Hymenoptera, o mesmo grupo das vespas e das abelhas. As formigas são insetos sociais que vivem juntos em colônias. Todas as espécies se agrupam em uma única família chamada de família Formicidade. Mesmo assim, as diferenças entre as diversas espécies são acentuadas, variando desde a formiga comum até as rurais especializadas em cortar folhas e outras partes vegetais para garantir a própria sobrevivência.
Esses insetos se distribuem por todos os continentes, exceto os polos. Ao total, existem cerca de 20.000 espécies de formigas, sendo que 10.000 já foram descritas. No Brasil são cerca de 2.000 espécies. Os problemas trazidos por formigas podem variar do simples incômodo a picadas e até mesmo a infecções hospitalares. Segundo pesquisadores, há entre 20 e 30 espécies de formigas que vivem em estreito contato com o homem.
Professor Julio Colella vai falar um pouco mais sobre as formigas: