
No dia 09 de agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Diferente do dia 19 de abril conhecido como dia do índio, no qual foi criado pelo homem branco e que atualmente mais o fazem para fantasiar as crianças em cima do estereótipo indígena, reforçando assim a ideia de aldeamento e de um povo só, descartando a possibilidade de existir várias etnias, com cultura e modo de vida diferente. O dia 9 de agosto nasceu com o propósito de inclusão dos povos indígenas na sociedade.
E para nós, o dia é de reforçar nossas lutas pelo reconhecimento, preservação a nossa cultura, importância do pertencimento, a importância da demarcação de terras indígenas aos parentes aldeados; reforçar nosso direito a exercer nossas crenças e espiritualidade, e não posso me esquecer, nesse contexto pandêmico que enfrentamos, a importância de preservar a integridade física dos povos mais isolados frente ao novo coronavírus, com risco eminente de genocídio, assim como aconteceu com várias etnias em outras pandemias e ditadura militar ocorridas no Brasil.
Vozes dos Povos Originários do Brasil / Apresentação: Suê Jani Puri / Direção: Gláucio Santos, Helena Azevedo Paulo de Almeida e Simei Gonderim / Trilha Sonora: Composição de Jurandi Puri / Produção: Sistema Ufop de Rádio e Roquette Pinto. Comunicação Educativa / Realização: Universidade Federal de Ouro Preto / Apoio: Geipò - Grupo de Estudos Indígenas e Povos Originários da Universidade Federal de Viçosa. (Episódio gravado no ano de 2020).