
Com base no manifesto público apresentado a 31 de Maio, ao qual a Associação LAD se associa, do qual aqui deixamos um pequeno excerto:
“Reformar o Estado assegurando o seu eficaz funcionamento, desde logo na defesa dos mais desprotegidos, não é um capricho tecnocrático, é, antes uma exigência patriótica. É essencial para assegurar sustentabilidade do Estado social, melhorar a qualidade dos serviços públicos e preservar a sua legítima autoridade, hoje tão corroída.”
🚀 # Três dos subscritores debatem o tema tomando por base que quer à direita, quer à esquerda, esta reforma é um imperativo nacional.
O aumento da despesa com a defesa torna-a ainda mais urgente- um Estado mais eficiente: fazer mais, fazendo menos: ter um Melhor Estado!
Onde deve estar o Estado, como se organiza, como se faz de modo a salvaguardar o Estado Social e dignificar as funções públicas?
Não perca esta excelente e esclarecedora conversa que aponta vários caminhos e até algumas soluções.
Bios:
António Nogueira Leite é Licenciado (B.Sc.) em Economia pela UCP, Doutorado pela Universidade de Illinois. É professor catedrático da Nova SBE desde 1995.
É também presidente do Conselho de Administração da Sociedade Ponto Verde.
Foi Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Lisboa, administrador da Soporcel, Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças ( 1999/2000), governador (suplente) do Banco Europeu de Investimentos, do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento e do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento.
Pedro Gomes Sanches é mestre em Gestão, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e licenciado em Sociologia, e tem um Programa de Direcção de Empresas (PDE) na AESE.
Desempenhou funções de direcção e gestão, em áreas de recursos humanos, gestão administrativa, orçamental, financeira, de aquisições de bens e serviços, gestão patrimonial e planeamento e controlo, em várias organizações públicas.
Foi Adjunto (e Chefe do Gabinete em substituição) do Ministro da Solidariedade e Segurança Social, no XIX Governo Constitucional. Foi membro dos Conselhos de Gestão do Fundo de Compensação do Trabalho e do Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho.
É doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais, no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.
É professor convidado em várias universidades e formador no INA em programas de formação de dirigentes da Administração Pública.
Escreve uma coluna de opinião semanal no Expresso há mais de 3 anos e também no Eco e no Observador. Comentador residente na SIC Notícias e do podcast “Os Incensuráveis” do Observador.
Pedro Miguel Brinca é professor associado da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Lisboa. Doutorou-se em Economia na Universidade de Estocolmo, na Suécia.
Deu aulas na Universidade de Zurique, na Suíça. Trabalhou como investigador no Banco Central Europeu e foi bolseiro no Centro de Estudos Avançados Robert Schuman do Instituto Universitário Europeu.
É editor associado em várias revistas científicas com revisão por pares e mantém uma participação ativa na sociedade civil, com participações em conselhos consultivos de entidades públicas como o IGCP, EPE, Associação Portuguesa de Distribuição. Tem também uma participação regular nos media, sendo colunista de vários periódicos e comentador residente da RTP.
🟢 Apoie a Associação LAD, seja com um donativo, uma partilha ou de forma mais ativa: https://associacao-lad.org/colabora/
MBway: 920 497 448
NIB: 0170-3091-0304002748482
Procuramos patrocinadores para o “Conversas à Solta”- apoie este projecto!
// SOCIAL //
Youtube: https://www.youtube.com/@ladportugal
Instagram: https://www.instagram.com/lad.associacao/
Facebook: https://www.facebook.com/LADAssociacao/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/associa%C3%A7%C3%A3o-lad/
Twitter: https://twitter.com/LADAssociacao
--------------
Esta conversa foi editada por: DBF Estúdio