
A partir deste episódio, tratamos sobre a colocação da laje na casa, ou simplesmente o forro combinado com o telhado. Entre laje e telhado, qual a melhor opção que trará conforto e ainda, economia, segurança e um melhor visual para a construção? Como temos falado aqui em nosso podcast, é sempre importante consultar o engenheiro e arquiteto para a tomada de decisões na construção, principalmente quando é um assunto em que a decisão não seja fácil de tomar, como é o caso da cobertura da casa. Depende de bastante conhecimento.
Na atualidade, é muito comum casos de construções que não usam laje, apenas forro e telhado. E, nas construções mais modernas, há uma infinidade de casos que é usada somente a laje como forma de cobertura da casa. Qual será, então, o custo benefício de cada uma ? E qual será a ideal para sua construção?
Na construção, o fator que mais influencia na escolha pela laje é a segurança.
Se no lugar onde a pessoa mora é comum ter chuvas muito fortes, a laje pode proporcionar uma sensação melhor de acolhimento. No caso de um vendaval e destelhamento, o morador estará mais seguro.
A laje é o tipo de cobertura da casa que pode ou não ser transitável. Quer dizer: pode ser a última parte antes do telhado, ou a parte entre dois andares. Portanto, na escolha da laje como cobertura, é possível já planejar um andar superior para a casa, mesmo que não seja construído de imediato.
A laje é muito mais pesada, se comparada a qualquer outro tipo de cobertura.E uma vez que há mais peso na laje, é necessário distribuir todo esse peso na estrutura da casa também, para que ela suporte o teto.
No caso da laje, então, as vigas e paredes deverão ter uma estrutura mais robusta, e uma fundação mais reforçada também.
O tempo de execução com a laje é geralmente mais demorado. E isso também influencia diretamente no valor de investimento da obra.
Uma vez escolhido a laje como sistema de cobertura, é preciso tratá-la. É preciso chapiscar, rebocar, impermeabilizar, passar massa e pintar. Todo aquele passo-a-passo que as paredes da casa também devem passar.
No caso da laje, existem diversas maneiras de impermeabilização, como por exemplo: mantas, fibrocimento, pinturas impermeabilizantes e etc. Vale lembrar que sempre há necessidade de uma manutenção periódica da laje.
Para que seja bem instalada a manta de impermeabilização, é necessário observar os caimentos corretos e também a proteção mecânica. Por isso, existe a necessidade de contratar uma empresa especialista no assunto impermeabilização, conforme conversamos no episódio 10 deste podcast. Com a empresa especialista, é possível avaliar o nível de impermeabilização e de eficiência térmica. Assim, além da segurança contra umidade, é também possível ter uma cobertura que não traga calor para dentro da casa, proporcionando mais conforto.
Para sugestões e dúvidas, entre em contato com nossa produção pelo e-mail construcaoreformaecia@infostudiobrasil.com ou pelo telefone/WhastApp 19 3229-0323.