
No 34º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers conversa com Marcos Arcanjo de Assis sobre o artigo "O que influencia a atuação de burocratas de nível de rua do Sistema Único de Assistência Social?", publicado no nº 44 da revista.
📊 A pesquisa analisou 11 técnicos do Programa de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) em Belo Horizonte, revelando que as características dos usuários têm mais peso nas decisões dos profissionais do que seus próprios atributos individuais ou aspectos organizacionais.
🔍 O estudo identificou dois esquemas de categorização utilizados pelos burocratas: usuários "resistentes" versus "aderentes" e "organizados" versus "desorganizados", baseados na motivação e capacidade de mudança comportamental das famílias atendidas.
⚖️ Mesmo com densa normatização do serviço, os profissionais exercem flexibilidade na implementação, adaptando suas práticas conforme as necessidades específicas de cada caso e as respostas dos usuários ao acompanhamento.
💬 Como destaca o autor: "A implementação de políticas públicas que visam alterar o comportamento e incentivar a participação ativa de usuários são justamente mais dependentes de suas demandas e motivação para acontecer e dar certo."
📖 Link do artigo: https://doi.org/10.1590/0103-3352.2025.44.290142pt
📱 Siga a RBCP nas redes sociais:Instagram: https://www.instagram.com/rbcp_unb/Twitter: https://twitter.com/rbcp_unbFacebook: https://www.facebook.com/rbcp.unb
🎧 Créditos de trilha sonora
🎵 "Way Home (Simple Positive Acoustic Background Music)" – SoulProdMusic
🎵 "Chimes" – Snoozy Beats
🎵 "Inspiring Acoustic Indie Folk" – The_Mountain