
🔍 Lideranças religiosas influenciam o voto dos fiéis?
No 37º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers conversa com Matheus Gomes Mendonça Ferreira sobre o artigo "Lideranças religiosas e o voto em Bolsonaro em 2022", publicado no nº 44 da revista. O artigo tem como coautor, junto com Matheus, Mario Fuks.
📊 O estudo revela que o voto em Bolsonaro não se explica apenas por vínculos ideológicos ou identitários, mas também pela mobilização de lideranças religiosas nas igrejas e templos. A pesquisa analisou dados de um survey nacional para investigar como as mensagens dessas lideranças influenciaram as escolhas eleitorais em 2022.
🔍 Os resultados mostram que evangélicas expostas a mensagens pró-Bolsonaro de suas lideranças religiosas apresentaram 2,4 vezes mais chances de votar no candidato. Mas o achado mais surpreendente é que católicas expostas a essas mensagens tiveram 4 vezes mais chances de votar em Bolsonaro.
⚖️ O fraco vínculo partidário no Brasil abre espaço para que lideranças religiosas assumam papel de formadoras de opinião e cabos eleitorais não políticos. Enquanto a literatura tem focado quase exclusivamente nas lideranças evangélicas, este estudo demonstra que lideranças católicas têm o mesmo poder de mobilização eleitoral.
💬 Como sintetizam os autores: "Como o bolsonarismo é um fenômeno sem partido, Bolsonaro se beneficia da ação dessas lideranças religiosas para fidelizar eleitores."
🎧 Créditos de trilha sonora
🎵 "Way Home (Simple Positive Acoustic Background Music)" – Shane Ivers
🎵 "Coniferous Forest" – Olexy
🎵 "Lofi" – Everet Almond
🎵 "Calm (Soft Background Music)" – Grand Project