
A democracia impulsiona o crescimento econômico?
No 38º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista Sergio Rodrigo Vale sobre o artigo "Democracia, crescimento econômico e volatilidade no Brasil: qual a causalidade?", publicado no nº 44 da revista.
Sergio Rodrigo Vale é pesquisador no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e economista chefe da MB Associados.
O estudo analisa mais de um século da economia brasileira (1900-2022) para explorar a relação entre democracia e crescimento econômico. A pesquisa demonstra que a democracia causou maior crescimento no Brasil e reduziu a volatilidade econômica ao longo do século XX e início do XXI.
Utilizando novas bases de dados do PIB brasileiro e técnicas econométricas robustas, o estudo revela que a democratização pode aumentar o PIB per capita em até 20% no longo prazo. Os resultados mostram que o período democrático entre 1945 e 1963 registrou crescimento médio de 7,1% ao ano, superior aos 6,3% da ditadura militar (1964-1984).
A pesquisa corrobora estudos internacionais que apontam a relação causal entre democracia e crescimento. Regimes autoritários não conseguem coexistir com longos períodos de crescimento, e as crises econômicas produzidas por esses regimes frequentemente levam à sua queda.
Como destaca o autor: "Para o país conseguir manter e criar mais crescimento, uma condição essencial, mas obviamente não suficiente, é sustentar sua democracia."
Leia o artigo completo: https://doi.org/10.1590/0103-3352.2025.44.286088
Siga a RBCP nas redes sociais:
🎧 Créditos de trilha sonora
🎵 "Way Home (Simple Positive Acoustic Background Music)" – Shane Ivers
🎵 "The Beat of Nature" – folk_acoustic
🎵 "Lofi" – Everet Almond
🎵 "Indie Folk Instrumental 01" – alanajordan