All content for Conexão Orun-Aiyê is the property of Rennan Leta e Renzo Carvalho and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Podcast sobre cultos afro-ameríndios, como Umbanda, Candomblé, Omolokô, Jurema e tantos outros elementos dos cruzos presentes no nosso Brasil.
Eje! (Sangue)
É assim que, com uma palavra, se descreve o tema do podcast em questão. Ogum, o ferro que pulsa no sangue de todos os seres habitantes dessa terra, orixá patrono dos presentes no podcast, é a quem se é dedicado as mais belas homenagens.
Ògún pèlé ô! Ogum, eu te saúdo. Como diz um de seus orikis, Ogum é o mistério do espírito do ferro. Antes de ser a guerra, Ogum é a criação. E, nesses quase cinquenta minutos de proza, decorremos e falamos um pouco sobre a personalidade criacionista e apaziguadora de Ogum, por vezes muito esquecida.
Convido vocês a conhecerem o outro lado de Ogum. O lado do sangue provedor, e não do sangue derramado após episódios de fúria. Claro, sem desvincular, também, a sua fúria que ficou marcada em seus Itans por séculos, e, por que não, milênios?
Enquanto Exú, Ododuwa e Obatalá são a tríade da criação Yorubá, Ogum age como o quarto pilar vigente, o responsável para que os criadores pudessem chegar ao seu destino.
Se não fosse por Ogum para abrir os caminhos, os orixás não viriam ao Aiyê dar vida e criar os seres habitantes daqui. Se não fosse pelo facão de Ogum que corta o mato e cria o caminho ao progresso, o homem não teria sua cabeça moldada e nem seu emi soprado pela boca de Obatalá.
Ogum, por mais que tenha um arquétipo aguerrido e jovial, é tão antigo quanto qualquer outro irunmolé. Por isso, recebe o título de Osinmolé líder dos orixás, pois se tornou, entre eles, o princípio da criação.
Ògún Yè! (Ogum vive)
Mó yè! (Eu vivo)
Enquanto Ogum for vivo, nós viveremos.
Conexão Orun-Aiyê
Podcast sobre cultos afro-ameríndios, como Umbanda, Candomblé, Omolokô, Jurema e tantos outros elementos dos cruzos presentes no nosso Brasil.