
A professora Coumba Diatta, mestra em Literatura Brasileira, dá aulas de língua portuguesa em uma escola (ou liceu, como ela diz) no interior do Senegal.
É ela quem nos explica esse interesse em se oferecer aulas de língua portuguesa às crianças e jovens senegaleses e quando ela se interessou pelo português e pela literatura brasileira.
A professora Coumba também conta da inusitada visita que fez à Ilha de Goreia – antigo entreposto de venda de escravizados - com o jornalista e escritor Laurentino Gomes e a mulher dele, Carmem, em 2016. Foi ali, nessa ilhota em frente à capital Dacar, que Laurentino começou a viagem pelo litoral do continente africano e as pesquisas que o levaram a preparar a trilogia sobre a escravidão (cujo primeiro volume foi lançado em 2019).
Ninguém melhor que a professora Coumba para nos ajudar a entender como a história da escravidão e da ocupação neocolonial europeia é ensinada nas escolas senegalesas.
E ela ainda nos explicou um pouco das intrincadas relações políticas entre o atual presidente – reeleito em 2019 – Macky Sall e o líder da oposição, Ousmane Sonko. E o papel dos movimentos de jovens militantes e dos líderes religiosos como contrapesos aos abusos políticos de quem está no poder.
Seja um doador/assinante do #ConexãoÁfrica
https://www.catarse.me/conexaoafrica_8670
Perfis no instagram:
Alexandre dos Santos - https://www.instagram.com/alsantos72/
Victor Pontes - https://www.instagram.com/victor.pontes09/
Conexão África - https://www.instagram.com/conexao_africa/
Youssou N’Dor – https://www.instagram.com/youssoundour1959/
Baaba Maal - https://www.instagram.com/baabamaalofficial/
Coumba Gawlo - https://www.instagram.com/coumba_gawlo/
Playlist de músicas africanas do #ConexãoÁfrica:
https://spoti.fi/3heopyW