
Neste episódio, conversamos com Renan Quinalha, professor de Direito da Unifesp, pesquisador, ativista e escritor em direitos humanos. Renan nos conduz por um panorama histórico e social do início da epidemia de HIV/AIDS, abordando como o movimento LGBTQIA+ desempenhou um papel essencial na luta por visibilidade, direitos e acesso a tratamentos.
Falamos sobre as conquistas legais que transformaram essa luta em um marco para os direitos humanos e a saúde pública no Brasil. Renan também reflete sobre os desafios ainda presentes, como o estigma e a discriminação, e reforça a importância da conscientização e do diálogo para avançarmos em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva. Durante a conversa, Renan enriquece a conversa citando diversos filmes, séries e livros que ajudam a ilustrar o impacto da epidemia e a força das mobilizações sociais. Um episódio repleto de memória, resistência e esperança, que celebra as histórias e conquistas de uma luta que ainda precisa de nossa atenção e ação.
Nosso convidado:
Professor de Direito da UNIFESP. Coordenador Adjunto do Núcleo Trans Unifesp. Doutor em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI - USP). Mestre em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Graduado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (FDUSP). Publicou os livros “Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão contra a comunidade LGBT” (Companhia das Letras, 2021) e “Justiça de Transição: contornos do conceito” (Expressão Popular, 2013) e co-organizou as obras “Ditadura e Homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade” (EdUFSCar, 2014), "História do Movimento LGBT no Brasil" (Alameda, 2018), Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias (Autêntica, 2022), Novas Fronteiras das Historias LGBTI+ no Brasil (Elefante Editora), Direitos Lgbti+ No Brasil: Novos Rumos da Proteção Jurídica (Edições Sesc).
Obras citadas na conversa:
Livros
Séries de TV
Filmes/Documentários
Musical
Ficha Técnica
Quer saber tudo sobre as novidades? Então, segue a gente nas redes sociais!
#40AnosdeHIV #descobertadoHIV #lutacontraoHIV #prevençãoHIV #lutacontraoestigma #conscientizaçãoHIV #SaúdePública #combateaopreconceito #vidascomHIV #educaçãoEprevenção #tratamentoantirretroviral #renanquinalha #herveguibert #filmes # movimentolgbtqia+ #direitoshumanos