
No segundo episódio da série Imaginando Amanhãs Possíveis, recebemos o médico oncologista Renato Santos de Oliveira, da Escola Paulista de Medicina, para conversar sobre as novas fronteiras no tratamento do câncer.Falamos sobre avanços como a medicina personalizada, terapias inovadoras e mudanças no cuidado, que vão além da tecnologia e colocam o paciente no centro.Uma reflexão sobre como ciência, saúde pública e humanização podem se encontrar para transformar o futuro da oncologia no Brasil.
Nosso convidado:
Graduado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP, com pós-doutorado pela Unifesp. É professor e vice-chefe da disciplina de Cirurgia Plástica da Escola Paulista de Medicina -UNIFESP, além de coordenar o Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Gestão em Regeneração Tecidual.
Renato também atua como coordenador do setor de Melanoma na Unifesp e no Hospital Nove de Julho, além de integrar o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, onde trabalha com foco no tratamento de melanoma cutâneo.
Foi o pesquisador responsável por introduzir no Brasil a técnica da biópsia do linfonodo sentinela, um avanço importante no diagnóstico e tratamento do câncer. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Oncológica, atuando principalmente em: melanoma e tumores cutâneos, sarcomas, câncer de mama e linfonodo sentinela. Com uma carreira marcada pela pesquisa, pela inovação e pelo cuidado com os pacientes, ele também é membro de diversas sociedades médicas como Colégio Brasileiro de Cirurgiões, SociedadeBrasileira de Cirurgia Oncológica, Grupo Brasileiro de Melanoma e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
Ficha Técnica:
Apresentação e entrevista: Joel Machado Jr.
Roteiro, edição de áudio, arte e edição final: Joel Machado Jr.