No episódio #18, Gabriela Birger conversa com a psicanalista Isabel Silveira sobre como se forma nossa personalidade, o quanto ela pode se transformar e o que, afinal, uma análise torna possível.
No episódio #17, Gabriela Birger recebe a psicanalista Mariana Anconi para uma conversa sobre a experiência de ser estrangeiro Entre anonimato, liberdade e deslocamento, ser estrangeiro é apenas uma condição geográfica – ou também existencial?
No episódio #16, Gabriela Birger recebe a psicanalista Luciana Saddi para mergulhar no universo das adições contemporâneas. Do açúcar ao álcool, do celular às maratonas de Ironman: afinal, existe vida sem vícios?
Pausa para um respiro. Voltaremos em breve com a segunda temporada. Obrigada pela escuta e até breve!
No episódio #15, Gabriela Birger conversa com o psicólogo e psicanalista Kaue de Freitas sobre as fronteiras – muitas vezes borradas – entre psicanálise, psicoterapia e psicologia. Como cada abordagem entende o sofrimento psíquico? O que muda na escuta, na técnica e no propósito de cada uma?
Referência:
Livro “Psicanálise e Psicoterapia”, de Radmila Zygouris.
No episódio #14, Gabriela Birger recebe o psicanalista Guilherme Facci, criador do podcast Loucura Nossa de Cada Dia, para um mergulho nos conceitos de trauma, sintoma e repetição — e suas conexões com a psicopatologia da vida cotidiana.
No episódio #13, Gabriela Birger recebe a psicanalista e psiquiatra, Thais Blucher, para um diálogo sobre psiquiatria e psicanálise, esclarecendo as diferenças e desafios de complementariedade entre ambas as práticas.
No episódio #12, Gabriela Birger conversa com a influenciadora Isabel Linhares sobre o papel do influencer na atualidade, abordando as ambivalências e tensões entre autenticidade e performance, vida pública e privada.
Título: Influencer, eu?
No episódio #11, Gabriela Birger chama a psicanalista e critica literária, Fabiane Secches, para uma análise selvagem da terceira temporada de White Lotus.
No episódio #10, Gabriela Birger conversa com o psicanalista Edgley Duarte de Lima sobre masculinidades, sofrimento masculino e ideologias de gênero.
Referência:
Livro: “Homens, Masculinidades e Psicanálise: Desver o Masculino”.
No episódio #9, Gabriela Birger conversa com a sexóloga Natassia Miller sobre sexo, prazer feminino e erótica.
No episódio #8, Gabriela Birger convida Rebecca Tjurs, diretora criativa da marca de roupas femininas TJURS, para discutir sobre a relação entre moda, psicanálise, estilo e identidade.
Referências:
www.tjurs.com
No episódio #7, Gabriela Birger convida a psicanalista Laura Bechara para discutir sobre Adolescência, Geração Ansiosa e Redes Sociais.
Referências:
Livro “Geração Ansiosa”, de Jonathan Haidt e Série “Adolescência”.
No episódio #6, Gabriela Birger convida André Fusco, médico, psicanalista e consultor de saúde mental para discutir sobre a psicodinâmica do trabalho e a deterioração da saúde mental no ambiente corporativo.
André Fusco é médico, psicanalista e consultor de saúde mental para empresas.
No episódio #5, Gabriela Birger convida Cassio Martinez, publicitário, especialista em Inteligência de Marketing e em Semiótica Psicanalítica para discutir sobre a cultura do cancelamento e da lacração digital.
Cassio Martinez é publicitário, especialista em Inteligência de Marketing e em Semiótica Psicanalítica.
Referências:
Artigo “Identidade, identificação e segregação: linchamentos virtuais e a cultura do cancelamento”, Livro “Mal-estar, sofrimento e sintoma (2015)”, de Christian Dunker, Vladimir Safatle e Nelson da Silva Jr.
No episódio #4 (continuação do episódio #3), Gabriela Birger convida o psicanalista e psiquiatra, Pedro Colli, para discutir sobre o Mal-estar da Civilização Digital, abordando a captura de nossa vida inconsciente pelos algoritmos, a sociedade da transparência, emburrecimento e atuação de psicanalistas nas mídias sociais.
Referências:
Livros: “Sociedade do Espetáculo” de Guy Debord, “Sociedade da Transparência” de Byung-Chul Han.
No episódio #3, Gabriela Birger convida o psicanalista e psiquiatra, Pedro Colli, para discutir sobre o Mal-estar da Civilização Digital, abordando os impactos do uso da tecnologia sobre a vida e sofrimento psíquicos do sujeito contemporâneo.
Referências:
Livros: “O Mal-estar da Civilização Digital” de Pedro Colli; “Sociedade do Cansaço” e “Agonia do Eros” de Byung-Chul Han e “Na Sala dos Espelhos”, de Liv Stromquist.
No episódio #2, Gabriela Birger convida o psicanalista e professor de psicologia e de ética da FGV, Marcelo Ferretti, para discutir sobre medo, figuras autoritárias e submissão no sistema de trabalho neoliberal.
Referências:
Artigo “O medo e o colaboracionismo: psicologia das massas do consentimento em tempos sombrios”
Filme: “A Onda”
Livro: “Happycracia” de Edgar Cabanas y Eva Illouz
Gabriela Birger convida a psicanalista e mestre em psicologia social, Susana Muszkat, para discutir sobre violência de gênero, patriarcado, ideologias de gênero e crise da masculinidade.
Referências:
Livro “Violência Familiar” https://www.blucher.com.br/violencia-familiar_9788521210801
Artigo “Desamparo e Violência de Gênero: Uma Formulação” https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31062008000200023