
Nos últimos anos a inteligência artificial saiu dos filmes e passou a habitar a nossa realidade de um modo tão cotidiano que ela passa despercebida. No seu celular, na sua tv, na sua casa, diversos equipamentos e aplicativos hoje usam inteligência artificial.
No entanto, foi nos últimos meses que surgiram as ferramentas mais interessantes. Inteligências que transformam textos em imagens, outras transformando imagens em textos, outras textos em músicas, outras textos em melhores textos. Umas decoram a sua casa, outras editam vídeos, criam texturas e modelos em 3D.
A pergunta que incomoda nesse cenário é: como isso afeta o meu trabalho? Sobretudo para quem disputa um salário em uma profissão criativa parece que pouca desgraça é bobagem. Quase 90% dessas ferramentas foram criadas especificamente para tarefas criativas.
 
Para avaliar as mudanças que essas ferramentas já causaram no trabalho criativo, chamei meu amigo Luis Marrafon, copywriter sênior, oconsultor em Marketing e atualmente Head de Copy em uma das maiores escolas de Ciência de Dados do Brasil.
Espere aprender: o que é Inteligência artificial e se ela pode ser chamada de “inteligente”, se você deve confiar em uma e se você deve ter medo de ser substituído e muito mais.
Instagram do Luis: https://www.instagram.com/luismarrafon/
Instagram do Rafael: https://www.instagram.com/rafaelcenson/
Artigo para experimentar as ferramentas citadas: https://rafaelcenson.substack.com/p/inteligencia-artificial-e-inteligencia