Para uma geração de israelitas cercada pelos deuses dos seus dias, Josué declarou que eles deveriam escolher seu deus — mas isto não deveria ser feito de uma maneira improvisada. Ele deu o exemplo ao dizer: “…Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR” (Josué 24:15).
Hoje, como nos dias de Josué, há muitas opções. Há, contudo, somente uma escolha sábia, o Deus verdadeiro. Josué fez a escolha certa: “…serviremos a Deus”. –WEC
Nada pode preencher o vazio em seu coração, exceto Deus.
Os deuses deste mundo são vazios e vãos, e não trazem paz ao coração. Há somente um Deus, Único e Verdadeiro. Ele merece todo o nosso amor e dele não queremos nos distanciar.
Você já esteve tão estressado que nem conseguia pensar direito? Todos passamos por temporadas como essa. Pode ser porque as provas estejam se acumulando ou porque nossas listas de afazeres parecem infinitas ou porque um desafio assustador esteja pendendo sobre nossa cabeça.
Se você já se sentiu oprimido e preocupado, sabe o quanto pode ser difícil se desligar à noite. Você acaba fitando o teto quando deveria estar dormindo. O autor do salmo 119 conhecia bem essa experiência. Ele escreveu: “Antes do nascer do sol, eu clamo pedindo ajuda, pois a minha esperança está na tua promessa” (v.147).
A Palavra de Deus profere um consolo especial durante as noites não dormidas do salmista. Embora ele não conseguisse fazer seus problemas desaparecerem, disse: “Eu fico acordado a noite inteira para meditar na tua palavra” (v.148). À noite, lembrava das palavras de Deus continuamente. Concentrava-se nas Escrituras em vez de em suas próprias preocupações. Isso o levou a dizer: “Como eu amo a tua lei!…” (v.97).
Quando as preocupações o despertarem, lembre-se: “…a palavra de Deus é viva e poderosa…” (Hebreus 4:12). Selecione uma passagem e medite sobre ela. Nossas preocupações não conseguem competir com a Palavra de Deus. –JBS
Somente Deus poderá aquietar nosso coração e nossa mente.
Se a sua alma está vazia e sedenta e você está sobrecarregado, busque revigorar-se na leitura da Palavra de Deus. Nela encontrará força e consolo.
Jesus descreve a igreja como sal e luz. Ingredientes essenciais para o bem-estar humano. Você pode imaginar como seria o mundo sem eles?
O cantor e compositor, Rich Mullins, uma vez disse, "Fé sem obras é como uma música que você não pode cantar."
Jesus chama a igreja para cumprir um papel vital em trazer vida a esta comunidade. Para cumprir este chamado efetivamente, é importante manter as particularidades.
No livro, When Helping Hurts, Brian Fikkert escreveu, "Nós não podemos esperar pela transformação das pessoas sem o envolvimento da igreja local e a proclamação verbal do evangelho que nos foi confiado."
Esta passagem nos ajuda a entender a urgência do nosso chamado. Jesus fala sobre o propósito da Igreja como portadora dos dons de Deus, que sem vida verdadeira não é possível.
Enquanto o mundo se torna mais escuro e insípido, como podemos continuar a brilhar? Como mantemos nosso sabor?
A sabedoria é visível na forma com que uma pessoa conduz sua vida. Quando há sabedoria, ela entende que seus dias são breves por isso aprende a tratar com prioridade aquilo que é importante: amar ao Senhor acima de todas as coisas e amar ao próximo como Ele nos amou.
Viver com sabedoria não quer dizer que não vamos aproveitar o melhor que Ele nos dá, mas que vamos aprender com Ele como investir cada precioso segundo da nossa vida.
Jesus, o Filho de Deus, quando em carne, passou por todas as etapas da vida de um ser humano: nasceu, cresceu e morreu. Mas Jesus não apenas crescia em estatura, também crescia em SABEDORIA e no favor de Deus e das pessoas.
Como filhos de Deus, faz parte do nosso amadurecimento espiritual crescer em sabedoria e no favor de Deus e das pessoas. Assim, verdadeiramente reconhecerão o DNA do Senhor em nós.
Pessoas humildes tendem a ser melhores ouvintes; elas não se consideram donas da verdade e sabem que estão sujeitas ao erro. Dessa forma, costumam procurar conselhos sábios e considerar seus caminhos. Já o orgulhoso acredita que está sempre com a razão e que tudo o que faz é correto.
Já sabemos qual o destino do orgulhoso: encontrará, certamente, a desgraça; na verdade, o próprio Senhor se opõe a ele. Mas aquele que tem o coração humilde se torna sábio, e será agraciado pelo Senhor em tudo o que realizar pois: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tiago 4:6).
A sabedoria se esconde nos lugares mais peculiares. A encontramos após uma longa escalada em montes traiçoeiros, no meio da jornada mais cansativa e nas encruzilhadas da vida onde não sabemos que rumo devemos tomar.
Ela não vem até nós. Mas encontramos oportunidades de exercitá-la. Fique atento aos seus momentos difíceis: seus maiores aprendizados vêm dessas situações.
Vivemos em tempos que todos se consideram inteligentes, sábios, conhecedores de tudo e donos da verdade. Embora a Bíblia nos alerte veementemente sobre não nos considerarmos sábios aos nossos próprios olhos (Pv 3:7), vivemos em uma geração que se esqueceu de honrar aqueles que peregrinaram por mais tempo que nós nesta terra e têm muito a nos ensinar.
Pessoas jovens tendem a ser impetuosas e obstinadas, mas não rejeite as palavras e ensinamentos que vêm de pessoas idosas e mais experientes. Eles já viram mais, conhecem mais e entendem melhor que qualquer um o que se passa nesta terra. Aproveite a oportunidade de aprender com aqueles que vieram antes de nós.
O dinheiro nos permite ter qualidade de vida, pagar bons planos de saúde, comprar carros blindados, pagar um sistema de segurança em nossas casas, mas somente a sabedoria guarda a vida. A sabedoria vem de afastar-se de homens sanguinários que se apressam em fazer o mal e de pessoas mentirosas.
A sabedoria preserva nossa essência, nosso propósito e nosso destino. Não perca de vista a vida que o Senhor planejou para você. Nada que o dinheiro pode pagar pode te satisfazer tanto quanto viver os sonhos de Deus.
Filhos e filhas do Senhor são marcados pela presença do Espírito, que nos dá autoridade para falar, e pela sabedoria com que falamos. Precisamos ser reconhecidos dessa forma.
Se você tem dificuldades em segurar sua língua ou falar com sabedoria, lembre-se que a noiva de Cristo também é representada em Provérbios 31:26: “Quando ela fala, suas palavras são sábias; quando dá instruções, demonstra bondade.” Que como igreja de Cristo sejamos reconhecidos por sabedoria e presença do Espírito em cada uma de nossas palavras.
Para todo aquele que quer uma família abençoada, cheia de paz e da presença do Senhor: busque a sabedoria de Deus. Não apenas sua casa física, sua família, será edificada e estabelecida mas, também, toda a sua dinastia, as gerações que virão depois de você, assim como Deus prometeu e de fato estabeleceu a Casa de Davi, de onde veio nosso Salvador.
Como disse nosso Senhor Jesus: “Quem ouve minhas palavras e as pratica é tão sábio como a pessoa que constrói sua casa sobre uma rocha firme.” (Mateus 7:24) Seja sábio! Seja ouvinte e praticante das Suas Palavras e edifique-se sobre a Rocha!
Deus não está comprometido com a sabedoria deste mundo, mas com a essência do Seu Reino: o amor, a justiça e a paz no Espírito Santo de Deus. Não se surpreenda se suas ações, direcionadas pelo Espírito, parecem loucas. Ele escolhe as coisas rejeitadas, as coisas pequenas, as coisas loucas, para confundir o que é aceito, grande e racional no mundo terreno.
Para que você ande segundo a sabedoria que vem dEle, renove sua mente todos os dias: Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês. (Romanos 12:2)