
O Cine UEM, numa parceria com a Taturana Mobilização Social e com os cursos de Comunicação e Multimeios da PUC-SP e da UEM, realizou uma série de encontros mensais com diretores de cinema e com a interlocução de professores das duas instituições.
No terceiro episódio desta temporada dedicada aos documentários de impacto social, conversamos o cineasta e indigenista Vincent Carelli sobre os filmes “Corumbiara” (2009), “Martírio” (2016) e o projeto “Vídeo nas Aldeias”.
Vincent Carelli criou em 1986 o Vídeo nas Aldeias, um projeto a serviço dos projetos políticos e culturais dos índios, e realizou uma série de documentários sobre os impactos deste trabalho. Em 2009 o seu filme “Corumbiara”, sobre o massacre de índios isolados em Rondônia, é o grande vencedor do Festival de Gramado. Martírio (2016) traça o percurso histórico do genocídio Guarani Kaiowa no Mato Grosso do Sul. Em 2017, Carelli recebe o Prêmio Prince Claus nos Países Baixos pela sua militância pelo cinema indígena.
Participaram como interlocutores Marcela Malcher (UEM), Thomaz Pedro (USP) e Lucia Helena Rangel (PUC-SP). A mediação foi de Rodrigo Gontijo (professor da UEM e coordenador do Cine UEM), com transmissão do discente Matheus Hernandes (CMM/UEM e Cine UEM).
O episódio foi gravado no dia 27/04/2021.
Cine UEM no Instagram: @cineuem
Cine UEM no Youtube
Cine UEM no Letterboxd