
Neste sexto e último episódio da temporada Viajantes e Naturalistas no Brasil, a pesquisadora e historiadora Magali Romero Sá nos fala sobre “O Brasil pelos brasileiros: a Imperial Comissão Científica de Exploração”.
Em contraponto aos episódios anteriores, encerramos nossa temporada apresentando uma comissão científica formada por viajantes e naturalistas brasileiros. Em meio aos debates que aconteciam no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, muitos defendiam a importância de incentivar a ciência nacional e assim nascia a Imperial Comissão Científica de Exploração, financiada pelo governo de D. Pedro II. Em meio às comemorações do bicentenário da independência, este episódio remete a um marco da História das Ciências no Brasil para nos lembrar da importância de apoiar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país.
Magali Romero Sá é Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Durham, na Inglaterra. É pesquisadora titular e professora na Fundação Oswaldo Cruz, onde já coordenou o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde e é vice-diretora de Pesquisa, Educação e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz. Magali é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e foi Bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Tem experiência na área de História da Ciências, atuando principalmente nos temas: história da medicina tropical; relações científicas internacionais; viagens e coleções científicas nos séculos XIX e XX; meio ambiente e saúde. Sua produção bibliográfica é marcada pela colaboração na organização em livros sobre diversos temas na história das ciências e da saúde, bem como a publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais.