
Neste quarto episódio da temporada "Viajantes e Naturalistas no Brasil", a historiadora Maria de Fátima Gomes Costa nos fala sobre “A Expedição Langsdorff: um diplomata-naturalista percorre o Brasil”.
O diplomata-naturalista Georg Heinrich von Langsdorff esteve no Brasil em duas ocasiões: primeiro, em uma viagem de circum-navegação e, depois, chefiando uma grande comissão científica com apoio do czar Alexandre I, da Rússia. Nesse episódio, você conhecerá mais sobre essas expedições, sobre os naturalistas e artistas que percorreram o país e sobre a experiência de Langsdorff como proprietário de terras na Fazenda Mandioca, na atual Magé, no Rio de Janeiro.
Maria de Fátima Costa nasceu em Salvador, na Bahia, tem Graduação, Mestrado e Doutorado em História e realizou Estágios de Pós-doutorado em História e Crítica de Arte e em Cartografia Histórica. É Professora Titular (aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenadora do grupo de pesquisa História, Arte, Ciência e Poder, do CNPq – instituição da qual foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa entre 2000 e 2017. Como pesquisadora, vem realizando estudos interdisciplinares sobre História do Brasil e História da América Meridional nos séculos XVIII e XIX, centrados em temas como Expedições Científicas e de Demarcação de Limites, Artistas-viajantes, História Indígena, Cartografia e Documentação Histórica. É autora de vários livros e artigos sobre estas temáticas, publicados no Brasil e no exterior.
Curadoria da temporada: Anderson Antunes