
Neste terceiro episódio da temporada "Viajantes e Naturalistas no Brasil" , o pesquisador Ildeu de Castro Moreira fala sobre “O Brasil no desenvolvimento da teoria da evolução pela seleção natural”.
Ao longo do século 19 o Brasil se tornou um dos principais destinos para alguns naturalistas interessados em investigar questões como a origem e a evolução das espécies. Além do próprio Charles Darwin, também estiveram no país os britânicos Alfred Wallace e Henry Bates, e o alemão posteriormente naturalizado brasileiro Fritz Müller. Nesse episódio, você vai conhecer um pouco sobre a passagem desses naturalistas pelo país e sobre a importância da natureza brasileira para o desenvolvimento da teoria da evolução pela seleção natural.
Curadoria da Temporada: Anderson Antunes
Ildeu Moreira é doutor em física pela UFRJ, onde é professor no Instituto de Física e nos cursos de pós-graduação em história das ciências, ensino de física e história da física. Também dá aulas no em mestrado em divulgação científica na Fiocruz. Ao longo de sua carreira, foi chefe do Departamento de Física Teórica do Instituto de Física, editor científico da revista Ciência Hoje, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Pertenceu aos conselhos de diversas sociedades científicas, como a Sociedade Brasileira de História da Ciência, a Sociedade Brasileira de Física e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da qual é atualmente presidente de honra. Entre os prêmios recebidos destacam-se a admissão na Ordem Nacional do Mérito Científico, a condecoração Rio Negro, o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq, a Medalha Defensor da Ciência e a Medalha Henrique Morize da Associação Brasileira de Ciência.