
Neste segundo episódio da temporada, a historiadora e pesquisadora Karen Lisboa fala sobre a viagem de Spix e Martius e a comissão científica austro-alemã no Brasil.
A chegada da princesa Leopoldina ao Brasil foi acompanhada de uma comissão científica formada por naturalistas austríacos e alemães dentre os quais destacamos Johann Baptiste von Spix e Carl Friedrich von Martius. Nesse episódio, você conhecerá a passagem desses dois viajantes pelo país e seus estudos sobre a fauna e a flora brasileiras, além das observações que fizeram sobre a população local, sobretudo os indígenas.
Karen Lisboa formou-se na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde fez o mestrado e doutorado na área de História Social. Foi professora de História do Brasil na Universidade Federal de São Paulo e na Universidade de São Paulo. Além disso, ministrou aulas e cursos em várias universidades na Alemanha. É autora de numerosas publicações e tem experiência em curadorias de exposições históricas. Sua pesquisa se concentra nas relações transnacionais entre a Europa e a América Latina, especialmente entre o Brasil e as regiões de língua alemã da Europa. Sob uma perspectiva pós-colonial, suas áreas temáticas incluem literatura de viagem, expedições científicas, história da ciência, transferências culturais e de conhecimento, discursos raciais, lugares de memória e iconografia de viagem, entre outros temas. É autora de livros como A nova Atlântida de Spix e Martius: natureza e civilização na ‘Viagem pelo Brasil’, além de vários artigos sobre esses dois naturalistas alemães.