
Alô amigos!
O Centelha, o podcast do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Ceará, está de volta com o quadro Memórias Comunistas, que visa resgatar fatos, personalidades e momentos importantes da militância comunista do PCB no Estado do Ceará!
E hoje Noelle Abreu e Antônio Lima Júnior narram a 2ª parte da história da "Cidade Vermelha", inspirados na dissertação de mestrado do professor Carlos Augusto Pereira dos Santos, que conta como a memória popular reconstrói a memória dos "seguidores do credo vermelho" que fizeram história no município, construindo uma poderosa consciência política coletiva que inspirou a população local em suas lutas populares contra os mandos e desmandos das oligarquias locais e da Ditadura do Estado Novo. Neste episódio, falaremos sobre o papel da mídia comunista e da mídia conservadora, do Massacre de Salgadinho e da Greve de 1949.
Escute, nos siga e compartilhe em suas redes sociais!
Abertura: "Cego Aderaldo" por Nordestinados -- Marcus Accioly e César Barreto (1980) Fundo: "Moonlight and Shadows", "Ritual Fire Dance" e "Recuerdos de La Alhambra" por Los Índios Tabajaras