
O Maranhão tem uma importância muito grande na história do Brasil, afinal ele já foi um estado independente do Brasil, você sabia disso?
O estado do maranhão já se chamou estado do Maranhão-grão Pará, com a capital em São Luís, logo depois passou a se chamar estado do Grão Pará - Maranhão, com a capital agora em Belém do Pará. esses estados envolviam grande parte dos estados ao redor como Amazonas, Acre, Roraima, Mato grosso, e era um estado independente ligado a coroa de Portugal e não ao Brasil. Ou seja, no território do Brasil, existiam dois estados, um era o estado do Maranhão - Grão Pará e o outro era o estado do Brasil.
Essa revolta da balaiada vem anos depois, em um contexto político que, por estar longe das capitais, o agora dissolvido estado do Pará, sofria com a falta de recursos e o abandono por parte do poder público que se encontrava na capital. O estado do Maranhão, exigia que o poder público colocasse como presidente da província, alguém escolhido por eles e não alguém ligado a capital, que não conhecia de perto os problemas da região, logo saques e violência se tornaram comuns em protestos violentíssimos, juntado-se os balaios com as outras classes de pessoas contra esse regime, como por exemplo os trabalhadores menores e negros escravizados.
Esses negros escravizados, que lutavam ao lado dos balaios tiveram uma liderança muito importante, a do negro Cosme Bento que era líder de um quilombo e aderiu a guerra, trazendo consigo cerca de 3 mil homens preparados para guerra. A revolta contava ainda com outro líderes, entre eles o vaqueiro Raimundo Gomes, que lutava pela honra de sua família, e assim a balaida foi crescendo, um verdadeiro movimento popular, que foi contida tempos depois em combates terríveis que chegaram a contar mais de 12 mil mortos. Quer saber mais sobre a balaiada? vem com a gente.