
Você sabia que a Bahia declarou sua independência meses antes do Brasil?
E que ainda assim, ela aceitou a independência do Brasil um ano depois? Pois é, muita coisa gira em volta dessa muitas revoltas na Bahia.
A Sabinada foi uma revolta que aconteceu na Bahia, trazendo a pauta das insatisfações populares, que aconteceram em todo o império, principalmente no período regencial.
Entre muitas outras coisas a Sabinada estava contra o período regencial, o governo provisório que subiu ao poder temporariamente, quando Dom Pedro I abdicou do trono a favor do seu filho, Dom Pedro II, que ainda era menor de idade e não podia se sentar no trono, por conta disso, surgiu esse período, chamado de regencial, que ficaria no poder até o menino alcançar a maioridade.
As províncias que começaram a sofrer com esse regime, acabaram fazendo revoltas, cada uma a sua maneira, a Sabinada foi uma dessas, uma das pautas dessa revolta, era tomar o controle da capital baiana, que era Salvador. Eles pretendiam assegurar o poder, introduzir um governo provisório, uma república, por assim dizer, mas somente até Dom Pedro II ter completado a maioridade e pudesse assumir o trono.
Como a maioria das revoltas, pecaram por não pensar nas minorias, afinal a abolição da escravidão, nunca foi uma das pautas da Sabinada, eles ofereciam a liberdade sim, porém, apenas para os negros que lutassem a favor da revolta, ou seja, só poderiam ser livres, os negros que aderissem a revolta, após a vitória, a escravidão continuaria normalmente. A partir daí fica óbvio, que não é uma revolta para o povo e sim para a elite.
Só que fatalmente, sem o povo, não se faz revolta e a maioria delas, aprendeu na marra.
E você? Conta pra gente alguma coisa sobre a Sabinada?
Deixa nos comentários.