
Entre os três períodos repenicais que tivemos, depois de declarada a independência do Brasil, com certeza o período regencial, foi o mais turbulento e trouxe muitas revoltas, que desestabilizaram o reino inteiro e criaram ainda mais fome, desemprego, insegurança e com certeza muita violência.
Quando Dom Pedro I resolve abdicar do trono a favor do seu filho, que ainda era muito pequeno e não poderia assumir o trono, criou-se o que chamamos de período regencial, que foi o governo provisório que ficou responsável por manter a ordem no país, até que o jovem Dom Pedro segundo tivesse 18 anos e pudesse finalmente se sentar ao trono.
Esse período foi duramente disputados por facções que se dividiam entre aquele que queriam se desligar completamente da monarquia e criar um novo Brasil em uma nova república, outros que eram contra esse período regencial e os últimos, eram a favor de uma república sim, porém apenas durante esses anos de transição, devolvendo assim poder e o governo do país nas mãos de Dom Pedro segundo quando atingisse a maioridade.
Eles se dividiram e se alternaram no poder em regências conjuntas, chamadas de regências trinas e posteriormente, as regências unas. Esse governo foi o que ficou a frente do Brasil e exatamente por não termos a figura de um líder, naturalmente deixou a confiança do povo abalada, sem ter alguém pra seguir, alguém que direcionasse o povo e alguém tomasse as decisões , uma só pessoa, no caso o rei.
Esse buraco no trono, permitiu que interesses de pessoas ligadas aos políticos, pudessem tirar proveito disso, eles aumentaram, taxas de imposto, aumentaram a autoridade das províncias, descentralizando o poder, e claro que isso teve consequências muito sérias, só que como sempre, para os mais pobres, que lhes foi tirado até o que eles não tinham, foi um dos períodos de maior sofrimento e maior distanciamento entre classes sociais, isso causou muitas revoltas, não um movimento único, mas sim diversos movimentos isolado, uns maiores e outros menores, que tinham de uma maneira geral o objetivo de diminuir essa distância social, mesmo as que foram encabeçadas pela nobreza, mas ainda assim usaram o poderio negro de comoção, estavam contra a maneira como a regência estava lidando com a situação.
A balaiada, a Sabinada, A Cabanagem, a Farroupilha, a Independência da Bahia, a revolta dos búzios, a Inconfidência Mineira, a Confederação Baiana, a Revolta da Chibata, a Revolta da Vacina, e muitas outras que ocorreram em todos esses períodos, mas e você? Qual dessas é a sua preferida?