
Você com certeza já ouviu falar em Canudos certo?
Foi uma das revoltas mais sangrentas que já tivemos no Brasil, na verdade, nem podemos classificá-la como revolta, afinal, como pode ser que pessoas que só queria, viver, morar, comer e trabalhar na terra que se estabeleceram, podem ser revoltosos? Essa é a questão.
Canudos foi a representação da esperança surgindo aonde há a ausência do poder público, que surgiu como uma cidade. Com o abuso de autoridade, por parte dos representantes do governo, aliado a problemas políticos ainda mais antigos e uma grande seca que se abateu sobre o sertão do nordeste, a região acabou se tornando um caldeirão pronto para se derramar, cansados de injustiças e abusos sofridos, as pessoas mais pobres encontraram em Antônio Conselheiro uma figura que o nordeste tanto precisava, um líder do povo, mas não essa figura da elite, que estava ali para ajudar o povo que tanto sofre, ele era diferente, ele fazia parte do povo, pobre, excluído pelo sistema, e achou na fé uma maneira de dar a volta por cima, dar uma palavra de conforto, que segundo ele mesmo dizia, vinha de deus.
Mas o que ele deu de verdade a essas pessoas, foi esperança, de poder fugir de toda aquela realidade massacrante para os menos favorecidos, ele trouxe uma possibilidade de existir. Com a consolidação de Canudos, cada vez mais sertanejos apareciam, dia após dia, na esperança de alcançar esse lugar utópico sem diferenças, afinal o sistema de governo de Canudos funcionava dessa maneira, toda a produção que era feita em Canudos era de todos os moradores, sem classes sociais ou distinções. E isso era tentador, tão tentador que em seu auge, a cidade chegou e ter aproximadamente 25 mil moradores, ou seja, simplesmente gigantesca. Logo o sistema deu um jeito de derrubar um cidade que não seguia as regras, não pagava impostos e nem dialogava com a capital.
Mandaram um contigente de homens para acabar com Canudos, que foi expulso de imediato , um tempo depois chamaram um contingente ainda maior, que foi emboscado e expulso em uma batalha violentíssima, mas contabilizando mais uma vitória de Canudos, que teve ainda mais uma vitória depois disso, que resultou em um espetacular 3 a 0 de Canudos no Brasil.
Logo se fez um mobilização nacional, aonde muitas pessoas foram enviadas, inclusive a força, para lutar em Canudos, e um canhão chamado de matadeira, deu um fim nos sonhos de um estado livre de Canudos.
Vale lembrar que de todas as revoltas que ocorreram no Brasil, essa foi uma das poucas onde as pessoas que perderam, lutaram até o fim, sem se entregar, literalmente, morreram no campo de batalha.. A batalha do. Povo.
Mas e você? Tem alguma coisa pra contar sobre Canudos? Então conta pra gente nos comentários.