Neste episódio vamos falar sobre ser criança. Este tempo quepodemos falar assim só depois que crescemos. Pois, como diz o escritor JoséSaramago, é preciso sair da ilha para ver a ilha, ou seja, quando a gente écriança não vemos esse tempo assim, nada disso que estamos falando, apenas vivemos,experimentamos e crescemos. Cabe a nós, os adultos, guardar o tempo da infânciacom respeito, com palavras, com gestos. Lembrando também o provérbio africano,é preciso uma vila inteira para educar uma criança, que entendemos que não étarefa de um só, é tarefa comum de um povo, de uma sociedade. Somos todosguardiões da infância e por consequência, guardiões do futuro.
Com toda delicadeza, vamos falar sobre o medo. Esse sentimento que nos toma e, muitas vezes, nos paralisa, nos faz chorar, tremer, se encolher. Os medos das nossas cabeças, os "fantasmas" que nos assustam.
Com a participação especial de Samara Rosa, educadora, contadora de histórias, com um vasto percurso na literatura e na educação e também conhecida como a Bruxa Iana, nos aponta os caminhos possíveis para lidar com os nossos medos.
Compõem este episódio a música de Daniel Arenhart e as palavras das nossas Educadoras Karen Tosim e Isabely Veiga. Produzido por Wagner Rengel e Thayna Rodrigues.
No retorno do Canal Zuzá, abordamos o tema Acreditar.
É tão bonito quando a gente consegue acreditar, na vida, nos sonhos, na esperança, no amor, nas amizades. Quando a gente acredita que pode alguma coisa, ou quando a gente nem pensa nisso e faz e só depois vê que acreditou. Sejam bem-vindos. Este canal é idealizado por Kairós Centrode Pesquisa e Diálogo da Infância, Gaia – Centro de Educação Infantil e pela gente que acredita: wagner rengel, por Thaina Rodrigues, as crianças, o músicoDaniel Arenhart, Educadores, artistas e convidados queridos por nós.
Neste episódio contamos com as gentis palavras da pesquisadora da Infância Adriana Klisys.
Neste episódio percorremos sobre a imaginação e sua importância na infância e sim, na vida inteira.
Participação da Psicanalista Kathellyn Kazeker e da Contadora de Histórias Flávia, do Fafá Conta.
Musica do Professor e Músico Daniel Arenhart e da Professora Patrícia Marques.
Intermediação e edição: Wagner Rengel.
Escola Gaia - Educação Infantil e Kairós Pesquisa são os idealizadores deste canal.
Musicas de fundo: www.bensound.com
Imagem de capa retirada do livro Cem Anos de Solidão, Gabriel García Marques - Editora Record.
Este é o quarto episódio do nosso Canal Zuzá que dedicamos às coisas de crianças. O que são coisas de crianças? Nós adultos temos essa mania de numerar, descrever, nomear, conceitualizar até sobrar bem pouco desconhecido. E a criança? O que são delas? Se temos manias assim, o que tem as crianças na mania de perguntar, de brincar, inventar enredos, fantasiar cenários e construir aventuras em carros voadores em caixas de papelão? Que coisa é essa que criança vive fazendo, pedindo abraço, se aninhando em nós adultos, dormindo segura, profundamente?
Acho que os adultos precisam voltar a conhecer o esquecido, lembrar do um dia sabido e aprender com as crianças essas coisas que são delas, que já foram nossas também. Participação das crianças: Laura Daniela Aurora Isabela Clara Pietro Arthur Marina Helena Musicas decorativas: bensound.com (livres de direitos autorais)
No terceiro episódio deste canal, vamos falar da Coragem.
Neste segundo episódio do Canal Zuzá vamos falar da Esperança.
Com a Música de Daniel Arenhart
A Escola Gaia - Educação Infantil e Kairós - Centro de Pesquisa e Diálogo da Infância lançam seu primeiro episódio neste canal de comunicação chamado Zuzá - o Canal da Infância, com o tema saudade.
Participação de Wagner Rengel, Suzy Fortis Rengel, Patrícia Marques, Daniel Arenhart, Juliana Hilaria Rodrigues, Fabricio Ferreira do Amaral e as crianças.