
Já faz alguns anos que filmes e séries do chamado gênero true crime fazem sucesso no Brasil. Desde produções norte-americanas até trabalhos de pesquisa e investigação realizados no Brasil, parece que obras ficcionais e documentais sobre crimes bárbaros e chocantes se tornaram mais do que uma opção de entretenimento: hoje, compõem um nicho de mercado e uma linguagem que conquista um público cada vez maior. Mas lidar com tanta violência real, por meio de depoimentos e reconstituições de cenas de crime, é uma forma saudável de consumir produções audiovisuais ou será que o true crime cria um imaginário de espetacularização da crueldade humana? No programa de hoje, Clóvis e sua equipe de investigadores tentam entender os limites éticos do true crime, seus impactos sobre a percepção popular acerca da criminalidade e os estereótipos que essas produções podem eventualmente reforçar. Qualquer semelhança com a realidade é intencional. #podcast #OClovis #CanaldoClovis #truecrime
Cast do episódio:
Professor Castelano (Insta: @prof.castelano) | Brayan Carvalho (@brayansoueu) | Clóvis (@canaldoclovisoficial)
Direção: Diogo Alves (Insta: @umdiogoalves) Cortes e redes sociais: Victor Sosi, O filho do Clóvis (Insta: @victornideo)
Edição, artes e revisão final: f3santos (Insta: @f3santos)
Cantor da vinheta: Leonardo Vieira (Insta: @leovieira.jpg)
Gravado com muito carinho no estúdio da @CanaldaUtopia
Um agradecimento especial a Luan Marques (Insta: @_marquesluan) e Érick Silva (Insta: @ckaraujo_), presidente e vice-presidente da Casa da Utopia, por todo apoio durante esta gravação.