
Odiar virou esporte nacional? Nos últimos anos, parecia que a internet tinha se tornado um espaço específico para a circulação de ódio gratuito: discursos abertamente preconceituosos, muitas discussões bastante agressivas, memes depreciativos etc. Porém, mais recentemente a política de ódio passou a funcionar igualmente como ódio na política, e desde então qualquer posicionamento sobre questões sociais brasileiras se transformou em objeto de disputas cada vez mais hostis. Por outro lado, há muitas coisas que nos desconcertam, causam raiva, indignação. Nessas situações, é legítimo odiar ou sempre devemos evitar esse caminho? No programa desta semana, sentamos para conversar sobre os efeitos sociais da disseminação do ódio generalizado, seu impacto sobre os indivíduos e de que forma passamos a abraçar o ódio como um afeto positivo para alcançar mudanças na sociedade. Baixa a guarda e vem ouvir o Clóvis, mas no amor.
#Podcast #OClovis #CanaldoClovis #Ódio
-----------------
MOMENTO CAIO MECENAS (Indicações)
Professor Castelano: Conto “O Cobrador” de Rubem Fonseca
Clóvis: Canal Quadrinhos Na Sarjeta de Alexandre Linck
Brayan: Minissérie “Missa da Meia Noite” de Mike Flanagan (Netflix)
-----------------
Cast do episódio:
Professor Castelano (Insta: @prof.castelano) | Brayan Carvalho (@brayansoueu) | Clóvis (@canaldoclovisoficial)
Direção: Diogo Alves (Insta: @umdiogoalves) Cortes e redes sociais: Victor Sosi, O filho do Clóvis (Insta: @victornideo)
Edição, artes e revisão final: f3santos (Insta: @f3santos)
Cantor da vinheta: Leonardo Vieira (Insta: @leovieira.jpg)
Gravado com muito carinho no estúdio da @CanaldaUtopia
Um agradecimento especial a Luan Marques (Insta: @_marquesluan) e Érick Silva (Insta: @ckaraujo_), presidente e vice-presidente da Casa da Utopia, por todo apoio durante esta gravação.