
Luísa Veloso prossegue a sua caminhada e após nos ter apresentado os seus vizinhos (habitantes rurais) passa a expor quais os outros “ocupantes” da região que vão desde proprietários de monte (estrangeiros e portugueses, não residentes), proprietários escolarizados e imigrantes (brasileiros e orientais) muitos destes a trabalharem em cultura intensiva, associada à economia selvagem ou de esgotamento.
Luísa mostra-nos que os ocupantes do espaço rural são extremamente heterógeneos e com formas de vida e de definir o valor, muito diferentes.
Luísa e João (seu marido) aprenderam, com os vizinhos, uma forma completamente diferente de avaliar os bens, através da troca não monetária.
Quanto vale um sobreiro, os ovos, um molhe de coentros?
Quanto vale? O que é o valor?
BIOGRAFIA
Luísa Veloso é socióloga e nasceu em Vila Nova de Famalicão. Mora em Grândola. Professora no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia da mesma instituição. Tem desenvolvido pesquisa nos domínios do trabalho, das profissões e da economia. Tem colaborado com instituições diversas da esfera artística, tais como a Cinemateca Portuguesa, a Fundação de Serralves ou o Alkantara. Tem várias publicações, de entre as quais o livro, O trabalho no ecrã: memórias e identidades sociais através do cinema, em parceria com Frédéric Vidal, publicado em 2016 pelas Edições 70.