
O sétimo episódio do podcast “Camarim das Estrelas” conta com a presença da nossa trabalhadora Vasylyna Prystanska.
Nascida em Lviv, Ucrânia, veio para Portugal em 2008 com 11 anos para se encontrar com o seu pai que já cá estava desde 1999. Estudou contabilidade na Universidade Lusíada em Famalicão e iniciou o seu percurso connosco em 2021 com um estágio no departamento de contabilidade. Nos dias de hoje, é técnica de contabilidade e foi uma das principais responsáveis pela integração das artistas ucranianas que temos na zetgallery na nossa psique.
Nesta conversa, relembra como foram os primeiros tempos num país novo, e de como se conseguiu integrar apesar da barreira linguística e dos diferentes costumes. Fala-nos ainda da experiência que viveu enquanto modelo numa agência em Lisboa, onde as críticas e ânsias nos castings por um “corpo ideal” sobressaíam e isso fez com que optasse por outros caminhos.
Não pôde deixar de nos partilhar o seu testemunho sobre a atualidade vivida no seu país natal, e revela que organizou uma angariação de mantimentos e bens para enviar para a Ucrânia através do seu pai, que superou todas as expectativas. Para além disso, ajudava ativamente a cruz vermelha no envio de bens para a Ucrânia.
Termina com o desejo de ver a Ucrânia inserida na União Europeia para voltar a ter a sua liberdade e diz que se não tivesse tanta corrupção, com certeza seria uma grande potência mundial capaz de liderar iniciativas em várias áreas.