
Marlécia de Carvalho, a única mulher pintora na perícia, inaugura o nosso ciclo de conversas deste ano. Nascida em São Tomé, é mãe de três filhos e enfrentou o doloroso desafio de deixar o seu país natal em busca de melhores condições de vida. Apesar da solidão da jornada, carrega a determinação de em breve conseguir trazer os seus filhos.
No decorrer da conversa, partilhou as dificuldades de ser mãe em São Tomé, agravadas por uma relação abusiva com o ex-marido, que a impedia de trabalhar. Depois de se separar, tentou vários empregos na área da restauração e limpezas, mas foi na construção civil, especificamente na perícia, que encontrou um lugar onde se sente valorizada.
Contou-nos também como foi o processo de integração em Portugal e o surpreendente caminho que a levou a tornar-se a única mulher pintora da perícia – mesmo sem saber pintar inicialmente.
Um episódio deveras inspirador que nos transporta para uma realidade adversa, mas que, infelizmente, ainda está muito presente nos dias de hoje.