Trazendo mais uma vez “O mito da beleza” com reflexões recentes sobre como escolhemos viver.
Que façamos escolhas intencionadas com presença da consciência.
Acessar a profundidade da prática é acessar parte profunda de dentro da gente. Viver honestamente é viver de acordo com nossos espaços e isso inclui nossos incômodos e frustrações
Escolher é se perceber com atenção, diminuir ruídos externos e aumentar o interno. Conseguir sentir o que faz sentido. Fluidez é permitir escolher o que quero moldar e ser moldado
Há surpresas no processo; há amor no processo para que haja duração para algum resultado. E, vai que no meio do processo, o resultado seja somente entender esse processo, né?
Reflexões a partir do documentário Como Viver até os 100: Os Segredos das Zonas Azuis. Relações da vida, cultura do movimento e filosofia/escolha de vida
Reflexões sobre como o esporte permeia o corpo que é inerente ao gênero, sociedade e deficiência.
Uma costura entre esses dois temas muito citados mas pouco explorados dentro da vida e do movimento
Reflexões que permeiam o mundo desse ser humano que menstrua, cheio de fases e ciclos. O autoconhecimento é a ferramenta mais poderosa para sermos pesquisadoras de nós mesmas. Que consigamos adentrar cada vez mais em nossos universos.
Ter disciplina, acolher e cuidar do corpo é diferente de sofrimento. Lidar com ser humano é lidar com movimento, corpos, sentimentos, experiências... Nem sempre pegar pesado com você é sinônimo de sucesso... Vem ouvir e refletir um pouco comigo?
Vem refletir algumas questões comigo sobre o que é se exercitar e o que é se movimentar. Quais seus objetivos em relação ao corpo? Isso muda o processo todo...
A frase “must do exercise" se aplica em quais contextos? Existe classificação de exercício no quesito "bom" e "ruim"? Como a adesão está presente em nossas vidas?
A generalização não pode ser feita quando envolvemos pessoas, experiências, histórias, intenções, enfim, pessoas. Como o movimento está envolvido nesse ambiente dentro de cada um e como isso pode não nos definir, mas influenciar. Quando a nossa visão muda, o mesmo movimento, pode ser visto de uma forma totalmente diferente.
Esse episódio é um bate papo, com algumas reflexões sobre comentários gerados nos Jogos. Como o corpo da mulher é citado é tratado como corpo público. Vem conferir e agregar para a nossa conversa!
Convidei a Ma pra falar um pouquinho sobre o Podcast “elas na ciência”, suas experiências e vivências acadêmicas. Os desafios de ser mulher num ambiente que por muito tempo não foi (e às vezes ainda não é) bem aceita.
Neste episódio falarei um pouco sobre o que estudei no meu TCC. A influência da flexibilidade sobre a potência/força de forma aguda e crônica.
O que significa a sigla LGBTQIA+ para Val; Como as expressões de gênero acontecem no âmbito escolar; O que é uma pessoa não binária; Como é o acolhimento dessas pessoas na nossa sociedade e no esporte
Novos temas estão por vir e, antes de iniciarmos, saibamos que tudo nas nossas vidas é transição. Todos os momentos são passagens, com uma nova perspectiva, sob novos olhares. Que as nossas transições sejam sempre pensadas, interpretadas de diferentes formas para que a gente sempre esteja se modificando para melhor viver em sociedade.
O convidado Hélio Yoshida está no doutorado pela FEF Unicamp e vai falar um pouco melhor sobre a importância da psicologia do esporte e do envelhecimento.
Com a participação da fisioterapeuta Marcela Tozzo e com contribuição de pessoas da área construímos algumas reflexões sobre o assunto da dor." A dor é sempre uma experiência pessoal que é influenciada, em graus variáveis, por fatores biológicos, psicológicos e sociais. É através das suas experiências de vida que as pessoas aprendem o conceito de dor." Emoções e crenças moldam como as pessoas se movem e vice-versa (Léo Avila). Você tem medo de se movimentar? Vem com a gente refletir sobre o assunto...
A pressão estética auxilia ou nos distancia da motivação? Cuidar do corpo ou querer muda-lo não é um problema; reduzir a área da educação física somente a alcançar uma estética padrão é. Que sua motivação seja sustentável e faça sentido pra você!