
“Não existe produção privada de ópera”
Não, Breno não se referia ao Opera Mundi, site do qual é fundador. Breno Altman, um dos mais importantes jornalistas brasileiros, entende que só é possível preservar a função social do jornalismo se este passar a ser tratado como é tratada a música clássica.
Contando com intervenções de Matheus Madeira, presidente do PT de Tubarão, Gilberto Madeira, coordenador da TVRSul (não, não são parentes), Claudia Weinman, fundadora do A Fronte Jornalismo e Janaína Santos, coordenadora do setor de comunicação do MST de Santa Catarina, a conversa com Breno foi sobre os impasses na relação entre o Estado e a Mídia.
Além de tratar da crise do jornalismo enquanto função social, Breno nos falou sobre a crise do jornalismo enquanto negócio, questão democrática e como arma da luta de classes. É no imbricamento destas dimensões que Breno nos aponta a solução para o impasse da comunicação popular enquanto ferramenta de transformação social.
•••
A TVRSul é um veículo popular de luta na área de comunicação. Apoie através do PIX 14.058.141/0001-70 (Gilberto Fernandes Madeira). Caso possa, mande R$1,00 com o texto “Azul Encarnado”.
Confira a entrevista também pelo Youtube:
https://youtu.be/QDt4TFsWWrk
O Azul Encarnado é um dos braços do Comitê Popular de Lutas de Tubarão. Quer participar? Mande uma mensagem para nós no Instagram em @azul.encardo Apenas a mobilização popular poderá melhorar nossa vida comum.