
Autoconhecimento exige o esforço de olhar para o nosso eu interno e, conseguir enxergar quais são as nossas qualidades, nossos defeitos e tudo que nos torna forte ou nos enfraquece.

Tanto o sucesso quanto o fracasso dos empreendimentos que realizamos em nossas vidas são resultados de nossos pensamentos, escolhas e atitudes. Se fizermos uma análise crítica de nossas conquistas, seja em qualquer área, pessoal, familiar ou profissional – não importa – ao final, teremos uma definição daquilo que somos de verdade.
Por essa razão, autoconhecimento pode gerar fontes de motivação para executar mudanças em nossas vidas, contribuindo para trazer à tona, questões desconhecidas de nossa personalidade.
Todos os dias milhares de pessoas procuram ajuda com psicanalistas e psicólogos, para terem respostas dos seus sentimentos de frustração, medo, culpa, entre outros.
Na realidade, o que elas querem é desvendar a razão pela qual, sentem-se angustiadas, buscam se autoconhecerem, e saber como enfrentar essas questões difíceis de vidas, como superar e como ser tornar pessoas mais felizes.
Leia também: Se inspire com o exemplo de superação de Nick Vujicic
É mais que comprovado que quanto mais a gente se conhece mais controle e segurança temos sobre as situações que ocorrem no dia a dia, ajudando a tomar decisões mais racionais que emocionais, contribuindo para manter a autoestima, satisfação pessoal, nossa felicidade e independência.
O processo de auto avaliar-se é simples, mas também pode ser trabalhoso, isso porque exige de nós muita disciplina e força de vontade.