
“Capital mundial do café”, Londrina destacou-se na produção do “ouro verde” nas décadas de 1940 e 1950, que atraiu novos habitantes para o norte do Paraná. Em 1968, os jovens universitários da elite do café criaram o Festival Universitário que, anos depois, colocaria a cidade no mapa internacional das artes cênicas e incentivaria a criação do bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina.
O professor Mauro Rodrigues, que é coordenador do Colegiado do Bacharelado em Artes Cênicas da UEL, conta neste episódio sobre o percurso dos alunos no curso da UEL, as possibilidades de recriação do currículo e a troca da universidade com a cena londrinense.
Depois de apresentar a história e a pedagogia de oito escolas de teatro de São Paulo e de um episódio especial dedicado ao Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do Sesc, a segunda temporada da série de podcasts Aproximações Pedagógicas viaja pelas cinco regiões do país para conhecer o pensamento que orienta a formação de atores em diferentes universidades brasileiras.