
A TV aberta está prestes a passar por mais uma grande mudança. O decreto da TV 3.0 já foi publicado e confirma as promessas de imagens em ultradefinição, interatividade e até compras pela tela. No episódio 30 do Ajudante Digital, a gente detalha os próximos passos dessa transição e traz diferentes visões sobre participação social, publicidade e cidadania digital. O diretor-geral da EBC, Bráulio Ribeiro, e a pesquisadora do Intervozes, Ana Mielke, analisam o que está em jogo: será um avanço para a cidadania ou apenas uma vitrine digital?
No episódio 30 do Ajudante Digital, você vai descobrir:
⚖️ O que determina o Decreto nº 12.595/2025, que regulamenta a implantação da TV 3.0.
🔄 Como será a transição gradual e a convivência entre TV 2.0 e TV 3.0.
📡 A necessidade de novos conversores e aparelhos compatíveis.
🎙️ A visão de Bráulio Ribeiro, diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), sobre o fortalecimento da comunicação pública.
📢 As críticas de Ana Mielke, pesquisadora do Intervozes, à falta de participação da sociedade civil e ao risco de dependência tecnológica externa.
🛍️ O alerta de Ana sobre o perigo da TV 3.0 virar um “shopping digital”, priorizando consumo em vez de serviços públicos.
💰 O impacto no mercado publicitário, que busca recuperar espaço perdido para a internet.
Conteúdos extras, fontes usadas e a transcrição do episódio estão disponíveis na plataforma de podcasts da Radioagência Nacional. Acesse aqui.