#AjudAjudar - À Conversa Sobre "O Acolhimento de Crianças e Jovens: da Gaiola ao Ninho"
As medidas de proteção em regime de colocação são aquelas em que a criança ou jovem é retirado/a à família para sua própria proteção e colocados/as em acolhimento (residencial ou familiar). Estas medidas, de acordo com a Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo em vigor, só devem ser aplicadas quando as medidas em meio natural de vida não surtem efeito ou não são suficientes para afastar o perigo. Existem mais de 7000 crianças e jovens em acolhimento em Portugal. Neste webinar pretendemos discutir o presente e o futuro destas medidas de proteção no nosso país, na perspectiva da defesa e promoção dos direitos da criança.
Para isso, desafiámos três membros fundadores da #AjudAjudar para estarem à conversa sobre o tema. São eles/as:
- Sónia Rodrigues, Psicóloga, Psicoterapeuta, Doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto, Investigadora externa da FPCEUP. Membro do grupo de Investigação e intervenção em Acolhimento e Adoção (GIIAA). Supervisora de casas de acolhimento e membro da Assembleia de Representantes da OPP.
- Vânia Pinto, formada em Ciências da Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica (ISPA). Pós-graduações de "Proteção de Menores" na Fac. de Direito da UC, e "Análise de dados em Ciências Sociais", no ISCTE-IUL. Doutoranda em Educação no Rees Centre, da Uni. de Oxford. Psicóloga clínica, membro da Oxford Children's Rights Network, The International Work Group for Therapeutic Residential Care, Centro de Estudos Comparados da Criança em Família e #AjudAjudar.
- João Pedro Gaspar, Doutorado em Psicologia da Educação, Pós-doc em Educação Social, Mentor da Plataforma PAJE - Apoio a Jovens (Ex)acolhidos, Investigador na Univ. Coimbra e docente convidado em diversas Instituições de Ensino Superior.
Versão com vídeo: