
Os militares brasileiros voltaram para o centro da política. Com muitos membros das Forças Armadas alocados nos mais variados escalões da administração federal, o governo Bolsonaro suscita, dia sim, dia também, novos debates sobre o papel dos militares na democracia. Mas esse não é um assunto fácil de discutir.
A crise militar causada pela saída do ex-ministro da Defesa, Fernando Azevedo, no final de março, deu novos contornos e complicações a essa conversa. O mesmo vale para a polêmica recente - que aconteceu depois da gravação deste episódio - envolvendo a participação do ex-ministro Eduardo Pazuello num ato pró-Bolsonaro no Rio de Janeiro.
No nosso episódio de estreia, conversamos com o cientista político Octávio Amorim Neto sobre o atual estado das relações civis-militares no Brasil. Ele foi a fundo nas raízes dessa nova politização dos militares, apresentando um contexto mais amplo para o que está acontecendo e apontando possíveis caminhos futuros. Aproveitem!
--
(ERRATA: na introdução do episódio, o apresentador disse que o ex-ministro da Defesa deixou o cargo em abril. Isso na verdade aconteceu em março.)
--
Siga as nossas redes sociais!
- Facebook: https://www.facebook.com/epepusp/
- Instagram: https://www.instagram.com/epepusp/
- Twitter: https://twitter.com/epepusp