All content for A Física em Contextos is the property of A Física em Contextos and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Podcast desenvolvido por dois Licenciandos em Física com o objetivo de abordar tópicos de Física de forma contextualizada.
Nos episódios anteriores conversamos sobre o modelo geocêntrico dos gregos e a proposta de um modelo heliocêntrico elaborada por Copérnico. Nesse episódio continuaremos a nossa conversa, veremos que foram necessários cerca de cem anos e a colaboração de outros cientistas para que a o heliocentrismo se consolidasse.
Resumo do episódio: Galileu Galilei (1564-1642) abriu caminhos para a elaboração de uma “nova Física" (posteriormente desenvolvida por Newton) ao apresentar argumentos contra a “antiga Física" (cujo principal representante era Aristóteles). Galileu utilizou a luneta para fazer observações astronômicas e pôde observar detalhes dos astros celestes até então desconhecidos. Já Johannes Kepler (1571-1630) passou quase dez anos estudando e tentando compreender a trajetória “irregular” do planeta Marte, que não correspondiam ao movimento circular uniforme proposto tanto pela teoria geocêntrica quanto pela teoria heliocêntrica. Após relutar para abandonar os círculos perfeitos, Kepler propôs que as órbitas descritas pelo planetas ao redor do Sol seriam elípticas.
A Física em Contextos
Podcast desenvolvido por dois Licenciandos em Física com o objetivo de abordar tópicos de Física de forma contextualizada.